• 28 de abril de 2024

DEMOCRACIA SEM FRONTEIRAS | Ativistas protestam em Brasília contra o governo de Xi Jinping

Um grupo de ativistas políticos vem promovendo atos e manifestações no Distrito Federal contra o regime comunista do governo chinês comandado por Xi Jinping. Na noite de quinta-feira (30), o movimento Democracia Sem Fronteiras, em apoio aos brasileiros desempregados, usou um projetor à lazer apontado para a parede do prédio onde fica o letreiro da CNN Brasil com a frase “ditadura chinesa mentiu quem paga é o Brasil”. O ato foi um protesto em apoio aos quase 13 milhões de desempregados no país.

O movimento ainda promoveu uma manifestação na sexta-feira (1º), dia do trabalhador, na porta da Embaixada da China, em Brasília. O objetivo da ação foi homenagear a memória dos mais de 200 mil mortos por Covid-19 em todo o mundo. O governo de Xi Jinping vem sendo acusado, por alguns líderes mundiais e ativistas políticos,  de espalhar intencionalmente o coronavírus com o intuito de promover a desordem econômica em escala global. As acusações feitas a China ainda não foram comprovadas, mas as suspeitam pairam sobre o governo de Pequim. 

Ativistas do Democracia Sem Fronteiras em frente à Embaixada da China em Brasília | Foto: Divulgação/Instagram.

Desde o ano passado, o grupo composto por universitários, jornalistas, advogados e ativistas políticos, vem se mobilizando para criticar governos comunistas a exemplo da China, Coreia do Norte e Venezuela. Em novembro, quando o presidente chinês esteve em Brasília para participar da 11ª Cúpula do Brics, o Democracia Sem Fronteiras marcou posição contra a presença de Xi Jinping na capital federal, a quem o grupo classificou como “ditador”.

Os ativistas do Democracia Sem Fronteiras querem chamar a atenção para o mal causado por governos ditatoriais e autoritários e alertam para os reflexos negativos da atuação de líderes com Xi Jinping que incentivam o abuso a liberdade pessoal, de imprensa e dos direitos humanos. Para saber mais sobre o movimento, acesse as redes sociais do grupo no Instagram e Twitter.

O Expressão Brasiliense fez contato com a Embaixada da China para se posicionar sobre os atos promovidos contra o país, mas até o momento não houve nenhuma resposta.

Da Redação do Expressão Brasiliense

Expressão Brasiliense

Read Previous

NOVO GAMA | Cidade registra primeira morte por coronavírus

Read Next

PARA MELHORAR O ATENDIMENTO | DF terá dez pontos de testagem em massa a partir de segunda (4)