• 18 de julho de 2024

DE OLHO NO ACORDO COM A UNIÃO EUROPEIA | Lula assume o comando do Mercosul com discurso de que não vai aceitar imposições

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta terça (4) da 62ª cúpula de líderes do Mercosul, na cidade argentina de Puerto Iguazú, ocasião em que assume o comando rotativo do bloco durante seis meses.

Seu principal desafio na presidência do Mercosul será destravar o acordo comercial com a União Europeia, que incomodou os países sul-americanos ao propor um documento adicional com punições em caso de descumprimento de normas ambientais.

Lula deseja resolver o impasse ainda neste ano, mas este não será o único tema em pauta. Em reunião dos ministros econômicos dos países-membros, o argentino Sergio Massa propôs a realização de trocas comerciais dentro do bloco através de uma moeda local.

“O uso de moedas locais, em tempos de crise, alivia a pressão sobre a utilização das reservas”, disse o ministro. Além disso, Argentina e Brasil tentam demover o Uruguai da ideia de negociar um acordo bilateral com a China, projeto que poderia inundar os países da região com produtos baratos beneficiados por isenções alfandegárias.

Durante live semanal transmitida em suas redes sociais, Lula ainda disse que os países do Mercosul não aceitarão “imposições” por parte da UE.

O presidente acredita que “ninguém no mundo” tem autoridade moral para discutir a questão da energia limpa com o Brasil.

Foto: Reprodução/TV Brasil

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

POR DECISÃO DO STF | Enfermeiros da iniciativa privativa devem receber o piso na falta de acordo coletivo

Read Next

SEGURO RESIDENCIAL | BRB e Mapfre firmam parceria estratégica com oferta de produtos exclusivos para os mais de 7,2 milhões de clientes do banco