• 22 de novembro de 2024

CPMI DO 8 DE JANEIRO | Arthur Maia confirma leitura de relatórios nesta terça (17) e votação na quarta (18)

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, deputado Arthur Oliveira Maia, do União-BA, confirmou a leitura do relatório da senadora Eliziane Gama, do PSD-MA, na próxima terça-feira (17), a partir das 9 horas. Também serão lidos os votos em separado dos senadores Magno Malta, do PL-ES, e Izalci, do PSDB-DF, que são parlamentares da oposição.

Como é certo que haverá pedido de vista, já há um acordo para votar o relatório final no dia seguinte.

A CPMI começou seus trabalhos em maio. Desde então, ouviu dezenas de investigados e testemunhas. Entre eles, os ex-chefes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno e Gonçalves Dias; o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, coronel Mauro Cesar Cid; e as pessoas presas por planejarem a explosão de um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília no fim de 2022.

Bolsonaristas como alvo

A senadora Eliziane Gama deve ser a primeira a fazer a leitura de seu relatório. Nos bastidores especula-se que o parecer da parlamentar aponte o indiciamento de bolsonaristas e até mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Flávio Dino e G. Dias na mira da oposição

Ja a oposição tem dois relatórios a apresentar. Um do senador Magno Malta e o outro do senador Izalci. A expectativa é que nos documentos a serem lidos, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino e o ex-ministro do GSI, general Gonçalves Dias, conste na lista dos indiciados.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Foto: Bruno Spada/Ag. Câmara de Notícias

Read Previous

CPMI DO 8 DE JANEIRO | Apenas mais uma para inglês ver e acabar em pizza como as outras

Read Next

ATÉ JUNHO DE 2023 | BRB acumulou lucro líquido de R$ 2 bilhões