• 28 de março de 2024

CPI DA COVID | Senado marca para dia 27 a eleição do presidente em reunião semipresencial

A CPI da Pandemia terá sua primeira reunião no dia 27, terça-feira da semana que vem. O senador Otto Alencar (PSD-BA), que é o membro titular mais idoso da comissão, fez a convocação na segunda (19) — ele será o responsável por conduzir a reunião. Nesse dia serão eleitos o presidente e o vice-presidente da CPI. O presidente nomeará o relator.

Veja também

CPI DA COVID | Rodrigo Pacheco anuncia que comissão será instalada após o feriado

A reunião de abertura será semipresencial, conforme estipulado em ato da Presidência do Senado desta segunda. O documento lança a possibilidade de participação dos senadores tanto em pessoa quanto de modo virtual. A eleição para a presidência e a vice-presidência da comissão, porém, será restrita aos membros que comparecerem pessoalmente. Uma vez escolhidos o presidente e o vice, a CPI vai definir as próprias regras de funcionamento.

A votação para o comando da CPI deve ser secreta, o que impede que ela seja feita pelo sistema de votação virtual usado pelo Senado. Assim, apenas os senadores que marcarem presença no dia poderão participar do pleito. Serão disponibilizadas urnas eletrônicas fora do plenário da comissão e também na garagem do Senado, para uso preferencial de senadores em grupo de risco.

O acesso ao plenário da comissão no dia da instalação será reservado aos senadores e a um número restrito de servidores — inclusive com limitação de cadeiras no espaço físico. A captação de imagens da reunião será feita apenas pelos órgãos de comunicação do Senado.

(Agência Senado)

Foto: Leopoldo Silva/Ag. Senado

Expressão Brasiliense

Read Previous

NOVO RECORDE EM MARÇO | Arrecadação federal sobe 18,5% e surpreende Receita

Read Next

PARCERIA DE SUCESSO | Governo de Goiás e Sebrae asseguram R$ 40 milhões em crédito para pequenos negócios