A Paraná Pesquisas divulgou, na quinta-feira (5), o resultado de uma sondagem junto ao eleitorado brasiliense que aponta que o governador Ibaneis Rocha e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro estão tecnicamente empatados na liderança da corrida ao Senado Federal em 2026.
De acordo com o instituto, a pesquisa ouviu 1.510 eleitores entre os dias 23 e 27 de agosto. Na sondagem estimulada, Michelle aparece com 36% e Ibaneis com 35,6%. Considerando a margem de erro de 2,6%, os dois estão tecnicamente empatados.
Em comparação com a pesquisa anterior, divulgada em julho, Michelle teve um crescimento de 0,5%, indicando que a ex-primeira-dama pode ter atingido seu teto de intenção de votos. Já Ibaneis Rocha, que na época havia anunciado recentemente sua candidatura ao Senado, pontuou com 28,7% e desta vez cresceu 6,9%, sinalizando que o governador está em forte ascensão nas intenções de voto do eleitorado.
Dentro desse contexto, se Ibaneis mantiver esse ritmo de crescimento, ele pode ultrapassar Michelle na próxima sondagem. Esse avanço está diretamente ligado à sua gestão à frente do Governo do Distrito Federal (GDF), que também é bem avaliada pela população, segundo a pesquisa: 60,2% aprovam o governo Ibaneis.
Se as eleições fossem hoje, os entrevistados poderiam escolher dois candidatos. Nesse cenário, Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro estariam eleitos, com uma diferença de mais de 10 pontos percentuais em relação aos adversários.
A senadora Leila do Vôlei (PDT) surge com 25,4%, Erika Kokay (PT) com 22,8%, e o deputado Fred Linhares (Republicanos), que já anunciou que disputará apenas a reeleição e não concorrerá a cargos majoritários, aparece com 22,1%.
Com Fred Linhares fora do páreo, é possível que seu eleitorado transfira votos para Ibaneis ou Michelle, ou ainda para outros candidatos da direita que não decolam: o ex-desembargador Sebastião Coelho (Novo), com 8,1%, e a deputada federal Bia Kicis (PL), com 7,7%.
Outro ponto relevante apontado pela sondagem é que a direita tem potencial para eleger dois senadores no DF, o que representaria uma quebra de paradigma na política brasiliense. Até hoje, apenas a esquerda conseguiu esse feito em 2010, com Cristovam Buarque (PT) e Rodrigo Rollemberg (PSB).
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados citam nomes sem serem apresentados a uma lista de candidatos, Ibaneis Rocha é o mais lembrado, aparecendo com o dobro de menções em relação a Michelle Bolsonaro.
Confira abaixo os slides com os dois cenários da disputa ao Senado Federal no DF em 2026:
Foto: Renato Alves/Ag. Brasília
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.














