• 26 de abril de 2024

COM UTIs SUPERLOTADAS | Ibaneis decreta toque de recolher no DF a partir desta segunda (8)

Mesmo com o governo do Distrito Federal (GDF) correndo contra o tempo para disponibilizar mais leitos de UTIs para paciente com Covid-19, não restou outra alternativa para o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretar toque de recolher na capital do País. A medida foi publicada na tarde desta segunda-feira (8) em edição extra do Diário Oficial do DF e passa a vigorar a partir das 22h de hoje. O toque recolher será das 22h às 5h da manhã até o dia 22 de março.

No decreto 41.874/21, Ibaneis Rocha informa que se valeu de uma decisão do Supremo Tribunal Federal que reconhece a competência dos governantes de estados e munícipios adotar medidas de polícia sanitária e de proteção à saúde pública durante a pandemia.

No documento, o governador do DF explica ainda que o governo tem que garantir o atendimento necessário às pessoas que foram infectadas com o coronavírus e que há um risco iminente de superlotação das UTIs destinadas para pacientes com a doença.

Em um dos artigos do decreto, consta que as pessoas deverão permanecer em suas residências durante o horário estipulado para o recolhimento. Apenas poderá circular após às 22h, pessoas que estiverem se deslocando para suas residências após o turno de trabalho.

Os estabelecimentos autorizados a funcionar pelo decreto anterior deverão encerrar suas atividades às 22h. Os únicos estabelecimentos que terão a permissão para funcionar após esse horário são: hospitais, clínicas médicas e veterinárias, farmácias, postos de gasolina e funerárias. Os serviços delivery poderão funcionar até às 23h desde que o pedido tenha sido realizado antes das 22h.

Confira abaixo a íntegra do decreto do GDF:

Da Redação

Foto: Reprodução Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

ATENDIMENTO AO PÚBLICO | Agências do BRB voltam a abrir às 11h nesta segunda (8)

Read Next

ELAS SÃO MAIS PRUDENTES | Detran-DF divulga boletim com estatísticas de mulheres na direção de veículos