O presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, reiterou nesta sexta-feira (20) que o partido lançará candidatura própria à Presidência da República nas eleições de 2026. A declaração foi feita em publicação nas redes sociais, em meio a especulações sobre um eventual apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Atualmente, o PSD integra o governo federal e comanda três ministérios: Pesca, Minas e Energia e Agricultura. Mesmo assim, Kassab afirmou que a sigla não caminhará com Lula no próximo pleito presidencial.
“Neste momento, em consonância com o PSD, tenho plena convicção no encaminhamento de três excelentes pré-candidatos ao cargo de presidente da República nas eleições deste ano”, declarou.
Três governadores disputam vaga do PSD
Segundo Kassab, o partido poderá lançar como candidato um dos seguintes governadores:
- Ronaldo Caiado (Goiás)
- Eduardo Leite (Rio Grande do Sul)
- Ratinho Júnior (Paraná)
“O Brasil estará muito bem servido se puder contar com qualquer um dos três como presidente da República, a partir de 2027”, afirmou.
No dia 11, Kassab já havia descartado a possibilidade de o PSD compor como vice na chapa de Lula. “A chance é zero”, declarou.
Segundo o dirigente, a decisão de não apoiar a reeleição já foi comunicada ao presidente em um almoço que contou com a presença da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e do senador Jaques Wagner (PT-BA).
Divisões internas no PSD
Apesar da estratégia nacional de lançar candidatura própria à Presidência da República, o PSD enfrenta divergências internas. Diretórios estaduais, principalmente no Nordeste, já sinalizaram apoio à reeleição de Lula, contrariando a orientação da cúpula nacional.
“Nunca fechamos questão em relação a nenhum tema, mas nós não vamos caminhar com ele (Lula). Nossa proposta é diferente”, reforçou Kassab.
Pautas defendidas pelo PSD para 2026
Na publicação, Kassab também destacou propostas que deverão integrar o programa do candidato do PSD nas eleições 2026:
- Fim da reeleição para cargos do Executivo
- Mandato de cinco anos
- Reforma administrativa
- Idade mínima para novos membros dos tribunais superiores
O debate sobre o fim da reeleição está em tramitação no Senado por meio da PEC 12/2022.
Definição do candidato será até abril
No fim de janeiro, Ronaldo Caiado oficializou sua filiação ao PSD para viabilizar a pré-candidatura ao Palácio do Planalto. O anúncio foi feito ao lado de Ratinho Júnior e Eduardo Leite.
Kassab afirmou que o nome escolhido para representar o partido na disputa presidencial será definido até 15 de abril.
“O critério é político. A avaliação será feita ao longo desses 60 dias”, disse.
Pesquisa Genial/Quaest divulgada em fevereiro aponta Ratinho Júnior como o pré-candidato do PSD mais bem posicionado entre os três governadores cotados para disputar a Presidência da República em 2026.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.














