• 27 de abril de 2024

CARA DE PAU | Suspeito de ser um dos mandantes do assassinato, Chiquinho Brazão diz a deputados da CCJ que ele e Marielle tinham um bom relacionamento

Durante a votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para autorizar sua prisão, o deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) se defendeu e afirmou ter tido “um ótimo relacionamento” com Marielle Franco durante o período em que ambos atuaram como vereadores na cidade do Rio de Janeiro, entre 2016 e 2017.

Brazão é acusado de ser o mandante do assassinato de Marielle em 2018. A sessão ocorreu nesta terça-feira, 26, mas foi adiada após pedido de vista de deputados do Novo, do PP e do Republicanos.

“A minha relação com a vereadora era muito boa. É só pegar as imagens da Câmara Municipal para identificar o que estou dizendo. Nós tínhamos um ótimo relacionamento”, disse durante a sessão.

Na tarde desta terça-feira, o relator do caso na CCJ, Darci de Matos (PSD-SC), apresentou um parecer favorável à manutenção da prisão do parlamentar, que foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Brazão acompanhou a sessão da CCJ remotamente a partir do presídio da Papuda.

A votação só ocorrerá esta semana se o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), levar o caso diretamente ao plenário. Caso a CCJ não emita sua posição dentro do prazo de 72 horas a partir do recebimento da notificação do Supremo, Lira poderá fazê-lo somente na quinta-feira, 28, quando o prazo se encerra. Se ele optar por não fazer isso, a votação pode ser adiada para abril, devido ao recesso de feriado da Semana Santa.

Na sessão, os deputados Gilson Marques (Novo-SC), Roberto Duarte (Republicanos-AC) e Fausto Pinato (PP-SP) solicitaram mais tempo para análise, o que resultou no adiamento. Essa decisão desencadeou protestos por parte de deputados de esquerda, levando a uma discussão entre os membros da comissão.

Por ordem do STF, a PF deflagrou no domingo a Operação Murder Inc, que resultou na prisão preventiva de Chiquinho Brazão, seu irmão Domingos, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), e o ex-chefe de Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa. Os três são suspeitos de serem os mandantes do crime.

Chiquinho Brazão foi expulso, por unanimidade, do União Brasil. A decisão foi tomada em uma reunião virtual realizada na noite de domingo.

(Terra)

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA | Edital de venda direta de lotes do Jardim Botânico e São Bartolomeu é publicado

Read Next

AGÊNCIA DO TRABALHADOR | Confira as vagas de emprego disponíveis para está quarta (27)