Buscando ajudar a mudar a realidade das famílias que se encontram em situação vulnerabilidade no DF, o senador Izalci Lucas, do PSDB, se reuniu, nesta terça-feira (29), com o arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cézar Costa, e representantes do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e do Programa Providência, e propôs que seja firmada uma parceria entre a igreja e as entidades para oferecer cursos de capacitação profissional dentro das paróquias para essas pessoas.
“A intenção é que os padres ajudem a divulgar esses cursos nas missas e encontros das igrejas, e que o projeto seja uma ferramenta para que essas pessoas consigam ingressar no mercado de trabalho, alcançando a independência financeira”, explica Izalci.
Para garantir a viabilidade do projeto, o senador vai destinar recursos por meio de emendas de sua autoria. Segundo o parlamentar, todos os cursos oferecidos serão gratuitos.
Os interessados poderão se matricular nos seguintes cursos: cuidador de idosos, alfabetização de adultos, auxiliar de cozinha, educação financeira, informática, entre outros.
O arcebispo de Brasília sugeriu que fossem realizadas visitas técnicas nas paróquias a fim de verificar se as estruturas existentes oferecer as condições adequadas para que o projeto possa ser desenvolvido.
Além do senador e de Dom Paulo, também participaram da reunião a diretora do Ibict, Cecília Leite, a presidente do Programa Providência, Morgana Santos, junto com os colegas Murilo Escobar e Wilker Freitas, e Sérgio Izalci.
Foto: Divulgação/Ascom Sen. Izalci