Diante das incertezas quanto aos rumos do União Brasil nas eleições deste ano, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, decidiu deixar a legenda e se filiar ao PSD de Gilberto Kassab. A movimentação ocorre sob o olhar atento de Eduardo Leite e Ratinho Jr., que, assim como o goiano, também se colocam como pré-candidatos à Presidência da República.
A ida de Caiado para o PSD sinaliza, de forma clara, sua intenção de manter viva a pré-candidatura ao Palácio do Planalto. No União Brasil, as chances de o governador seguir em frente com o projeto presidencial foram se esvaindo diante da falta de clareza sobre qual lado o partido pretende ocupar no tabuleiro nacional.
A legenda abriga parlamentares que hoje detêm cargos no governo Lula e votam no plenário de acordo com as orientações do Planalto, o que gerou desconforto e insegurança política para quem pretende se posicionar como alternativa ao atual governo.
Na dúvida, Caiado optou por um novo caminho. No PSD, a sigla ensaia uma candidatura própria à Presidência com Eduardo Leite e Ratinho Jr., mas ainda não bateu o martelo. A chegada do governador goiano, agora oficialmente pessedista, embaralha ainda mais essa disputa interna.
“Aquele que for escolhido para ser candidato levará essa bandeira de resgate daquilo que o povo espera: caráter, honra e independência intelectual para governar este país. Quem sair daqui como candidato terá o apoio dos demais”, afirmou Caiado.
Antes do anúncio oficial da filiação, o governador fez questão de agradecer à direção do União Brasil e explicou os motivos de sua saída durante entrevista.
“Sou grato ao União Brasil, onde construí uma trajetória de coerência e defesa do país. Mas chegou a hora de dar um passo adiante e hoje, com total desprendimento, nos juntamos para construir um projeto de verdadeira mudança para um novo Brasil”, declarou.
Agora, Caiado deve concentrar esforços até a data-limite de desincompatibilização para convencer os colegas do PSD de que é a melhor opção entre os pré-candidatos para enfrentar a disputa presidencial. A tarefa, no entanto, não será simples, ainda mais para quem acabou de chegar ao partido.
Na concorrência direta com Eduardo Leite e Ratinho Jr., o governador goiano aposta como trunfo os bons índices de sua gestão, especialmente na área da segurança pública e no crescimento de diversos setores da economia de Goiás.
Outro fator relevante são as sondagens eleitorais. Até o momento, Caiado, Ratinho Jr. e Eduardo Leite apresentam desempenhos semelhantes junto ao eleitorado, sem que nenhum deles consiga se descolar de forma decisiva.
Caberá agora à direção do PSD avaliar qual dos três nomes tem maior potencial de crescimento a ponto de realmente fazer a diferença e embaralhar uma disputa presidencial que, tudo indica, pode novamente ser polarizada entre Lula e o candidato apoiado por Jair Bolsonaro.
A chance de o PSD se apresentar como uma terceira via é real, especialmente em um cenário no qual o caso do Banco Master vem tragando a gestão petista, o STF e boa parte da classe política para o centro das atenções, em razão das relações políticas envolvendo Daniel Vorcaro.
Caiado acertou ao buscar um novo rumo. Resta saber se conseguirá transformar esse movimento em viabilidade eleitoral. Boa sorte ao governador.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.













