Considerado um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional, o senador Izalci Lucas, do PSDB-DF, foi o entrevistado do Café Expressão, do dia 2 de março. Ao ser indagado sobre a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que afastou o governador Ibaneis Rocha do cargo em meio a confusão dos atos que ocorreram no dia 8 de janeiro deste ano, o parlamentar defendeu o retorno do emedebista.
“Eu tive a oportunidade de reunir a bancada e inclusive soltamos uma nota no sentido de reivindicar que o Supremo tenha uma atenção especial quanto a isso. Não tem sentido que uma canetada afaste um governador que ganhou no 1º turno. Eu acho que ele tem que voltar”, afirmou o senador.
A declaração de Izalci é bem emblemática, já que ele enfrentou Ibaneis Rocha nas urnas e foi um dos derrotados nas eleições de 2022 na disputa ao governo do DF. Contudo, a postura do senador, que não é próximo do emedebista, reforça a tese de que o afastamento de Ibaneis tem afetado a capital federal de forma geral.
O senador reitera que as investigações realizadas têm apontado que Ibaneis não teve envolvimento com os atos e que ele foi mal informado por seus auxiliares.
“Na prática o governador não fica analisando plano de segurança. Ele confia nos órgãos e nas instituições que cuidam disso. E ele foi informado o tempo todo que estava tudo sob controle e todas as determinações que ele deu foram no sentido que fosse liberada toda a tropa. Houve um problema com o pessoal que comanda a tropa porque na hora, cadê o pessoal? Então, já tem mais que elementos que poderiam liberá-lo (do afastamento)”, destacou Izalci.
Defender o DF na CPMI
Quanto à criação da CPMI do Congresso que vai investigar os atos do dia 8 de janeiro, Izalci, que está na lista dos senadores que assinaram o requerimento, disse que ele vai integrar a comissão e que estará pronto para defender o DF.
“O DF sozinho não pode pagar por isso. A Abin informou todo mundo. O BGP é exatamente para cuidar do Palácio (do Planalto). A Polícia Legislativa foi alertada. O que a gente não vê muito é uma discussão para saber o porquê que o governo federal não assumiu ou não buscou uma solução”, observou o parlamentar.
Izalci Lucas falou também sobre sua atuação no Congresso Nacional em defesa da educação, ciência, tecnologia e inovação, que são suas principais bandeiras políticas.
Ainda durante a entrevista, o senador teceu críticas ao governo Lula, comentou sobre o futuro político do PSDB e lamentou a falta de interesse por parte do cidadão em relação à política.
“Eu acho horrível essa história da pessoa querer vender o voto nas eleições em troca de alguma coisa. Nós temos que mudar isso”, finalizou Izalci.
Assista abaixo a íntegra da participação do senador Izalci Lucas no Café Expressão:
https://youtube.com/live/vhGg7mnOfyM
Foto: Jefferson Eduardo/Hoogli
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.