• 14 de outubro de 2024

APÓS LULA RESOLVER IMPASSE COM GDF E BOMBEIROS | Ricardo Cappelli desmente o presidente, ataca Ibaneis e é enquadrado pelo Planalto

O calor dos incêndios criminosos que consumiram cerca de 2 mil hectares do Parque Nacional de Brasília na semana passada andou queimando o filme de Ricardo Garcia Capelli no Palácio do Planalto. O atual presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) quis tirar proveito político da situação se valendo de uma fake news envolvendo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do DF, Ibaneis Rocha, e o Corpo de Bombeiros Militar do DF e se deu mal.

Capelli tem a intenção de concorrer ao GDF em 2026 e vem, sistematicamente, atacando o governo atual. O ex-interventor de Lula resolveu criticar em suas redes sociais a atuação do Corpo de Bombeiros do DF e de Ibaneis Rocha no combate aos incêndios que ocorreram no Parque, que diga-se de passagem é uma unidade de conservação que está sob responsabilidade do governo federal, dizendo que o presidente petista tinha razão ao constatar que havia “falta de comando no GDF”. 

O problema é que Lula desmentiu a matéria do portal Poder 360 que publicou a informação de que o petista estaria insatisfeito com a atuação do Corpo de Bombeiros do DF. A suposta declaração do presidente fez com que Ibaneis Rocha reagisse e saísse em defesa dos bombeiros. 

Diante da repercussão negativa da matéria, o Planalto entrou em ação, colocando o ministro da Secom, Paulo Pimenta, para se retratar junto ao próprio Ibaneis a fim de desfazer o impasse, uma vez que o mandatário do Buriti participaria de um encontro de governadores no Palácio para tratar do tema no dia seguinte a confusão. 

Após Pimenta aparar as arestas com Ibaneis, o presidente Lula reiterou publicamente que não teria feito críticas à atuação do Corpo de Bombeiros do DF e ao GDF ao veículo de comunicação e acreditou que tinha posto um ponto final na história.

No entanto, ninguém no Planalto esperava que Cappelli, diante da sua falta de experiência política, fosse inventar de ressuscitar o assunto e voltar a gerar problemas para o governo federal. 

A publicação do presidente da ABDI, que foi interventor das forças de segurança no DF após o trágico 8 de janeiro de 2023, gerou uma grande revolta entre os bombeiros. Enquanto esteve no exercício da função de interventor, a tropa sempre atendeu suas demandas e agora Ricardo Cappelli passou a ser persona non grata para os bombeiros da capital federal.

Como a publicação de Cappelli reviveu o assunto, o Planalto não hesitou em chamar o presidente da ABDI e enquadrá-lo. Fontes palacianas disseram ao Expressão Brasiliense que Ricardo Cappelli saiu todo murcho e cabisbaixo do Palácio. Segundo os relatos, o governo Lula não quer que ninguém fale mais nada sobre o assunto.

Pelo visto, o doutor Cappelli, como gostava de ser chamado quando era interventor, vai precisar adquirir conhecimentos sobre política caso realmente queira se tornar um potencial concorrente ao Buriti. Se seguir nessa toada, dificilmente conquistará apoios suficientes para se candidatar, ainda mais para o GDF.

Como dizia um ex-distrital bastante experiente: política não é para amador. Graças a Deus, o fogo no Parque Nacional de Brasília já foi controlado. É bom o Planalto continuar fazendo o rescaldo para evitar novos incêndios como o que foi provocado por Cappelli.

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

CÚPULA DO FUTURO | Na sede da ONU, Lula cita ‘fracasso coletivo’ e falta de ‘ousadia’ de líderes mundiais para lidar com o desenvolvimento sustentável

Read Next

POR TODAS ELAS | Projeto que capacita empresários do setor de entretenimento sobre o protocolo de prevenção à violência contra a mulher abre inscrições