• 29 de março de 2024

AGORA VAI | Congresso pode votar nesta quarta (11) o reajuste de policiais e bombeiros do DF

Desde que o PLN 1/2020 foi aprovado na comissão mista de orçamento (CMO) do Congresso, na terça-feira (10), às movimentações para que o projeto que trata do reajuste salarial de policiais civis, PMs e bombeiros do DF seja votado pelo plenário teve início logo assim que terminou a reunião.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), coordenador da bancada do DF, apresentou um requerimento solicitando que a proposta fosse incluída na pauta da sessão conjunta do Congresso de ontem, porém como os parlamentares não deliberaram sobre os vetos presidenciais que impedem a apreciação de outras matérias, o representante brasiliense espera que o PLN seja votado na sessão convocada para esta quarta-feira (11).

Senador Izalci Lucas durante a votação na CMO defendendo o PLN 1/2020 | Foto: William Sant’Ana.

Izalci Lucas tem participado ativamente das discussões e debates em torno do aumento salarial para as forças de segurança pública do DF desde quando a proposta começou a tramitar no Congresso. Foi o parlamentar que levou a proposta das entidades representativas de PMs e bombeiros ao Palácio do Planalto e ao governador Ibaneis Rocha. Segundo o senador, o aumento apesar de não ser adequado e mais do que merecido. 

“Essas categorias estão sem aumento há muito tempo. É preciso valorizar os policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal. Eles sabem que podem contar comigo aqui no Congresso para continuar lutando pelo reajuste”, disse o senador.

O PLN 1/2020 prevê o aumento de 8% para os policiais civis e de 25% sobre a Vantagem Pecuniária Especial (VPE) dos policiais militares e bombeiros. As três categorias estão sem reajuste há muito tempo. Com a aprovação do PLN, o governo federal deve encaminhar o mais rápido possível a medida provisória que estabelece, de fato, o reajuste salarial para os servidores da segurança pública do DF.

Da Redação do Expressão Brasiliense 

Expressão Brasiliense

Read Previous

REFORÇO NA SEGURANÇA | Mais de mil novos policiais e bombeiros para o DF

Read Next

COVID-19: MPF recomenda cancelamento de passagens aéreas sem ônus