• 28 de janeiro de 2025

ELEIÇÕES OAB/DF | Comissão eleitoral determina que Cléber Lopes suspenda fake news sobre isenção da anuidade

A comissão eleitoral da OAB/DF decidiu, na quinta-feira (14), suspender a divulgação da proposta de isenção da anuidade apresentada pela chapa 10, liderada pelo criminalista Cléber Lopes, por considerá-la fake news.

A liminar da comissão aponta que o candidato da chapa 10 quis aplicar o conhecido ‘conto do vigário’ nos advogados e advogadas do DF com sua promessa eleitoreira faltando poucos dias para a votação, ainda mais distorcendo dados sobre as finanças da instituição .

Para a relatora do processo, Gabriela Guimarães Peixoto, a proposta de Cléber Lopes ‘trata-se, portanto, de uma informação manifestamente inverídica e gravemente lesiva à imagem da OAB e da atual gestão, responsável pela elaboração e execução do seu orçamento”

No documento, a integrante da comissão eleitoral destaca que “a disseminação de informações sabidamente inverídicas, que atentem contra a honra e a imagem dos candidatos, bem como contra a imagem da OAB, é proibida”.

Ao deferir o pedido da representação apresentada pela chapa 01, Gabriela Guimarães Peixoto concedeu direito de resposta ao candidato Paulo Maurício, o Poli, pois considerou que Cleber Lopes divulgou informações falsas sobre as contas da OAB/DF.

“Ressalte-se que os gastos previstos nos orçamentos de 2023 e 2024 encontram-se amplamente disponíveis no portal da transparência da OAB-DF, garantindo amplo acesso a essas informações tanto para a advocacia quanto para o público em geral2. Ademais, os números apresentados no referido portal não são compatíveis com aqueles divulgados pela chapa representada, o que evidencia a falsidade das declarações veiculadas”, salientou a relatora.

Veja aqui a íntegra da liminar da comissão eleitoral.

Read Previous

APÓS ATENTADO NA PRAÇA DOS TRÊS PODERES | Ministros do STF condenam proposta de anistia e PF anuncia que grupos extremistas seguem ativos

Read Next

DIANTE DE 80 MIL PESSOAS | Mike Tyson, lenda do boxe, perde nos pontos para Jake Paul após oito rounds