Tecnologia da Indústria 4.0 reduz desperdícios

Com as novas tecnologias e transformações da Indústria 4.0 – conceito que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação – as fabricantes buscam constantemente formas mais inteligentes de otimizar os processos e reduzir desperdícios.

Segundo o professor da USP (Universidade de São Paulo), Paulo Miyagi, especialista brasileiro do IEEE, maior organização profissional dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, exemplos dessa transformação é a fabricação sob demanda, junto à impressão 3D, que vêm melhorando a eficiência de estoque e inovando o modelo de produção.

Com a produção sob demanda, a manufatura é mais enxuta e o foco é a redução de desperdícios, seja de custos, tempo, produção ou defeitos. “O intuito é utilizar apenas os recursos necessários, sendo assim possível eliminar os desperdícios e melhorar a qualidade, o tempo e o custo de produção.

A fabricação sob demanda visa também uma produção customizada para atender às demandas específicas do mercado. Isso envolve uma revisão dos sistemas de fabricação para serem mais flexíveis e versáteis”, afirma Miyagi.

O professor ainda cita a demanda pela impressão 3D, que é um dos recursos que vem contribuindo para esse processo e sendo apontado como uma das principais tecnologias da Indústria 4.0. Por ser capaz de criar um protótipo com base em um modelo digital, a impressora 3D permite a redução de custos, estoque e manutenção.

Facilita a terceirização do desenvolvimento de protótipos, a produção de designers exclusivos, mais complexos e diminuem os erros e ciclo de produção.

Fonte: IT Fórum 365

expressaobrasiliense

Read Previous

Governo do Pará aciona o governo federal para ajudar a combater incêndios no Estado

Read Next

COMBATE À DENGUE | Justiça autoriza agentes de saúde a entrar em imóveis fechados

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.