Uma pesquisa divulgada pela Opensignal, empresa especializada em relatórios sobre experiência do consumidor em redes móveis e banda larga, destacou o excelente desempenho do 5G no Brasil. As três principais operadoras do país — Vivo, Claro e TIM — figuram entre as líderes globais em velocidade de download.
De acordo com o relatório, a Vivo recebeu o selo 5G Global Winner, com média de 362,1 Mbps de velocidade de download — o melhor desempenho entre os países de grande extensão territorial. Logo atrás aparecem a Claro, com 348,2 Mbps, e a TIM, com 329,1 Mbps, consolidando o Brasil como um dos países com melhor rede 5G do mundo.
Coreia do Sul, Catar e Singapura também se destacam
Nos mercados de menor área territorial, a sul-coreana KT lidera o ranking com 470,7 Mbps, superando as vencedoras de 2023, SK Telecom e LG U+. Operadoras de países como Catar, Guatemala e Singapura também se destacaram entre as líderes globais em desempenho 5G.
Metodologia da pesquisa
O relatório da Opensignal analisou dados coletados entre 1º de janeiro e 28 de junho, a partir de bilhões de testes realizados diretamente em dispositivos de usuários com aplicativos instalados voluntariamente. Os testes avaliaram velocidade de download e upload, latência (tempo de resposta da rede), disponibilidade dos sinais 4G e 5G e experiência de uso em serviços como streaming de vídeo e chamadas de voz.
Supera metas da Anatel
A cobertura do 5G no Brasil já atinge 63,61% do território nacional, ultrapassando a meta de 57,67% estabelecida pela Anatel para 2027 — ou seja, o país atingiu o objetivo antes do prazo.
A tecnologia 5G começou a ser implementada em julho de 2022, após o leilão do espectro realizado em novembro de 2021 — considerado o maior leilão de radiofrequências da história do Brasil. Desde então, a expansão vem ocorrendo gradualmente, com cobertura obrigatória nas capitais até o fim de 2022 e previsão de chegada a todos os municípios brasileiros até 2029.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.