Os dados de mais de 22 milhões de beneficiários do programa Bolsa Família podem ter ido parar nas mãos de hackers. Na tarde da última terça (21), de acordo com fontes próximas ao governo Lula, os sistemas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta responsável pelo cadastro do Bolsa Família, ficaram fora do ar por um bom tempo.
A ação dos hackers tinha como objetivo acessar o ambiente virtual que administra os pagamentos e depósitos realizados pelo programa aos milhões de beneficiários do Bolsa Família. De acordo com as informações apuradas pelo Expressão Brasiliense, a investida dos cibercriminosos aconteceu por volta das 16 horas e foi utilizado processos DDoS para derrubarem a estrutura digital dos dados.
De acordo com o site O Bastidor, técnicos do setor de TI do MDS demoraram 30 minutos para constatar a invasão e só depois de mais 30 minutos que eles conseguiram restabelecer a segurança do sistema.
Ainda conforme o site, um dos técnicos que participaram da ação informou que os hackers avançaram pelos sistemas de proteção do Ministério (os firewalls) e, disparando ataques DDoS, derrubaram parte da estrutura digital da pasta, sobretudo os serviços web.
O técnico também afirmou que se a ação fosse operada por “hackers mais sofisticados, que atacassem à noite e com mais capacidade, teriam feito uma festa na infraestrutura do MDS”. Ele ainda destacou que alguns de seus colegas seguem em trabalho remoto, com computadores velhos. “O Teradata está definhando”, alertou.
Nos bastidores já se fala que a ação dos cibercriminosos têm viés político. Ainda não se sabe se o MDS acionou a Polícia Federal para investigar a invasão e identificar de onde partiu o ataque.
O Expressão Brasiliense confirmou a informação da invasão e entrou em contato com o MDS para saber de mais detalhes e até o encerramento desta matéria não houve nenhum retorno. O espaço segue aberto para manifestações.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o @expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.