• 13 de maio de 2024

CAMINHÃO DA TECNOLOGIA | Projeto vai contemplar 7 mil estudantes do DF com cursos de programação e oficina de robótica

A inclusão digital e social vai percorrer o Distrito Federal e alcançar até sete mil estudantes com o projeto Caminhão da Tecnologia. A iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) vai oferecer aulas e oficinas gratuitas de robótica, programação, desenvolvimento de aplicativos e modelagem 3D a alunos dos ensinos fundamental II, médio e também técnico.

“O caminhão vai rodar as escolas, dando qualificação aos estudantes para que eles tenham acesso à comunicação em um mundo cada vez mais tecnológico”, Governador Ibaneis Rocha

Lançado na sexta-feira (28/1) em Ceilândia, o projeto contará, ainda, com atividades pedagógicas, softwares livres e desenvolvimento de projetos em realidade aumentada. Para o governador Ibaneis Rocha, o Caminhão da Tecnologia será importante porque “vai rodar as escolas, dando qualificação aos estudantes para que eles tenham acesso à comunicação em um mundo cada vez mais tecnológico”. “É estar presente com a tecnologia nas escolas”, acrescenta Ibaneis Rocha.

Os seis caminhões começam a rodar as cidades depois do carnaval. O cadastramento será aberto no dia 1º de fevereiro e poderá ser feito pelo site da Secretaria de Ciência e Tecnologia, idealizadora do projeto, ou se dirigir à sede da administração regional de sua cidade.

Além do lançamento do Caminhão da Tecnologia, o GDF distribuiu 100 computadores a instituições de assistência social da região e também iniciou a obra da reforma e do paisagismo da praça do metrô, na CNN 2.

Qualificação profissional

O secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo, atenta para a necessidade de o país criar mão de obra para esse campo. “O Brasil vai precisar de 400 mil pessoas na área da tecnologia este ano e não dispõe dela. Com os nossos programas de capacitação para jovens, o Distrito Federal larga na frente. No Senai, por exemplo, estamos investindo para capacitar mais de dez mil jovens e, com o Caminhão da Tecnologia, mais sete mil jovens. Estamos levando o Caminhão onde as pessoas mais precisam. Queremos uma cidade inteligente e para isso precisamos capacitar a nossa juventude para as profissões do futuro”, alerta.

Foto: Renato Alves/Ag. Brasília

Expressão Brasiliense

Read Previous

IGUALDADE RACIAL | GDF regulamenta lei que reserva 20% de vagas em concursos e empregos públicos para pessoas negras

Read Next

O FINO DA POLÍTICA | Ibaneis é o candidato ao GDF dos evangélicos