• 20 de abril de 2021

ATENÇÃO, PAIS! | PMDF alerta para perigo de novo jogo virtual

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) divulgou ontem (25) um alerta para um novo ataque online dirigido a crianças e adolescentes por meio de redes sociais, um perfil denominado PATETA. De acordo com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, o perfil capta jovens por meio das mídias sociais e instiga ao suicídio, ameaça de morte, automutilação e outras situações de risco.

Veja também

NOVAS OPORTUNIDADES | Governo avalia que lei sobre Internet das Coisas (IoT) pode gerar milhões de empregos

Aparentemente há duas formas de iniciar o jogo. A vítima pode entrar em contato enviando uma mensagem privada para a conta de JONATHAN GALINDO em uma das plataformas de mídia social. Na outra hipótese, a vítima recebe uma mensagem privada do personagem, na qual ele dá instruções do jogo e pede para que as crianças sigam.

Leia também  “País que não tem ciência e tecnologia tá condenado a ser escravo de quem as tem”, diz Bolsonaro

As comunicações entre suspeito e vítimas são feitas por mensagens de textos, vídeos e até ligações ao vivo, sendo que uma suposta regra do jogo é de se excluir tudo que foi comunicado. Após a confirmação da vítima de estar disposta a jogar, ela recebe um link suspeito que permite ao infrator receber o endereço de IP da criança. Após conseguir o endereço de IP, o suspeito consegue o endereço físico da vítima e possivelmente outras informações pessoais que são usadas como meio de extorsão.

Leia também  ÁGUA, LUZ E TELEFONE | Banco Central diz que contas poderão ser pagas pelo Pix

Jogos com apelos de riscos letais viraram moda entre adolescentes. Um exemplo é o Baleia Azul em 2017, asfixia, dentre outros. As recomendações para as famílias são: monitorar o uso da internet, frequentar as redes sociais dos filhos, observar comportamentos estranhos e conversar sempre com os jovens sobre a gravidade desses jogos. Atenção redobrada com os adolescentes que apresentem tendência a depressão.

Leia também  POR 120 DIAS | Reajuste de planos de saúde é suspenso pela ANS

(PMDF)

Foto: Reprodução do site da PMDF

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

680 VAGAS DE VISTORIAS DE VEÍCULOS | Detran-DF abre às 19h desta quarta (25) a agenda para o próximo sábado (28)

Read Next

AO MENOS ISSO | Bolsonaro edita MP que isenta contas de luz da população do Amapá