Além disso, gestantes e puérperas a partir dos 18 anos também serão vacinadas em 28 pontos específicos tanto para primeira ou segunda dose. O atendimento ao público será iniciado às 8h nas unidades básicas de saúde e às 9h serão os drive-thrus. Todos funcionarão até às 17h.
Para avançar na vacinação, a Secretaria de Saúde recebeu, na última terça-feira (27), 55,8 mil doses da vacina CoronaVac, sendo 27,9 mil para a primeira dose. Já nesta quarta-feira (28), foi entregue ao DF uma remessa de 30.420 doses da Pfizer-BioNTech, sendo 15.210 para D1.
O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, destacou a importância de o Distrito Federal avançar em duas faixas etárias no processo de vacinação.
“Precisamos fazer a vacinação do público por idade o mais rapidamente possível e isso está sendo alcançado graças ao trabalho dos profissionais de saúde, dos parceiros e voluntários, que estão plenamente dedicados a essa missão”, acrescentou Okumoto.
Veja onde se vacinar se você tem 35 anos ou mais:
Gestantes e puérperas
Para as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca e que estão no prazo para tomar a segunda dose, o Ministério da Saúde (MS) autorizou a intercambialidade da vacinação contra a covid-19. Isso quer dizer que elas poderão tomar a dose de reforço da Pfizer-BioNTech ou CoronaVac.
A partir desta quinta-feira (29), a Secretaria de Saúde passa a disponibilizar a D2 para esse público seguindo a recomendação federal.
É importante destacar que a segunda dose será aplicada na data prevista no cartão de vacina. Veja quais são os pontos de vacinação para gestantes e puérperas nesta quinta-feira (29):
(Agência Saúde-DF)
Foto: Geovana Albuquerque/Ag. Saúde-DF