• 1 de maio de 2024

CADÊ AS VACINAS, QUEIROGA? | Julio Cesar cobra ministro da Saúde, enquanto o restante da bancada do DF torce pela chegada da 3ª onda

Por José Fernando Vilela*

O governo do Distrito Federal (GDF) ganhou o reforço do deputado Julio Cesar, do Republicanos, na última terça (27), na cobrança ao Ministério da Saúde (MS) quanto ao envio de 290 mil doses de vacinas contra Covid-19 que seriam destinadas para a capital federal.

O parlamentar é o primeiro a entrar na briga junto com o governo Ibaneis. Os outros 10 parlamentares da bancada do DF no Congresso Nacional estão praticamente mudos e cegos.

Nos bastidores, os comentários são de que os deputados e senadores, principalmente os de oposição, estão torcendo para a chegada da 3ª onda da pandemia de Covid-19 no DF com o objetivo de ter argumentos para usar a situação como palanque eleitoral e sangrar a gestão do advogado Ibaneis Rocha.

Os parlamentares ditos aliados vão para o jogo jogado com os colegas e ficam na deles. Nem mesmo os mais próximos ao governo Bolsonaro se movimentaram.

Essas 290 mil vacinas que hoje estão fazendo falta foram destinadas para imunizar os militares das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e agentes das forças de segurança do DF. O governo federal até o momento não cumpriu com o compromisso de repor essas doses, mesmo com o GDF anunciando que fará a cobrança na Justiça.

Enquanto isso, os parlamentares de outros estados pressionaram o MS e conseguiram viabilizar mais doses de vacinas contra Covid-19 para seus redutos. O que esses parlamentares têm de diferente dos daqui do DF? Nada. Simplesmente abriram a boca ou enviaram um ofício ao ministro Marcelo Queiroga, como fez o deputado Julio Cesar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No documento encaminhado ao ministro (veja acima), Julio Cesar ressalta que o DF encontra-se com apenas 39% de sua população vacinada com a 1ª dose (D1). O Ministério da Saúde divulgou que quase 60% da população brasileira já recebeu a D1.

Vale lembrar que esses parlamentares foram eleitos para nos representar e nos defender, e não nos deixar a míngua à espera da 3ª onda de Covid-19 para eles subirem no palanque. Outro registro importante é que a maioria deles já estão vacinados.

Tomara que a população do DF se lembre do feito histórico desses parlamentares na eleição que está por vir em 2022. A capital do País não merece ter representantes que estão neste período mais preocupados em exaltar as medalhas conquistadas em Tóquio do que pedir ao Ministério da Saúde o envio de mais vacinas para a sua população.

* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista do Expressão Brasiliense.

Foto: Reprodução/Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

NOVO COMANDO | Socialista Pedro Castillo assume presidência do Peru e defende país sem corrupção

Read Next

VACINAÇÃO NO DF | A partir desta quinta (29), pessoas com 35 anos ou mais já podem se dirigir aos 61 pontos de imunização