Até 30 de junho de 2026, jovens de ambos os sexos, com até 19 anos de idade, poderão se vacinar contra o papilomavírus humano (HPV) no Distrito Federal. O imunizante protege contra verrugas genitais e diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, pênis, boca, ânus e laringe.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informa que há cerca de 10 mil doses disponíveis, distribuídas em 100 locais de vacinação em todo o DF.
Dose única e ampla proteção contra o HPV
A vacinação é feita em dose única e oferece proteção contra quatro tipos do vírus HPV — dois considerados de baixo risco e dois de alto risco. Os tipos de baixo risco estão associados a aproximadamente 90% das verrugas genitais, enquanto os de alto risco são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero.
O HPV é um vírus sexualmente transmissível, capaz de infectar a pele e as mucosas oral, genital e anal, em homens e mulheres. Segundo o chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer da SES-DF, Gustavo Ribas, a vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção.
“A vacinação é uma medida segura e eficaz para prevenir diversos tipos de câncer. É a oportunidade de proteção antes da exposição ao vírus, reforçando a prevenção em saúde pública”, destaca.
Ampliação da faixa etária busca aumentar cobertura vacinal
A vacina contra o HPV integra o calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos e meninas de 9 a 14 anos. No entanto, desde março de 2025, a SES-DF ampliou a vacinação para adolescentes de 15 a 19 anos, como estratégia para recuperar a cobertura vacinal.
De acordo com a gerente da Rede de Frio Central, Tereza Luiza Pereira, a iniciativa atende quem ainda não havia sido imunizado.
“Iniciamos a aplicação de doses contra o HPV no DF em 2013 e agora vamos possibilitar o acesso para quem já deveria ter sido protegido”, afirma.
Entre março e dezembro de 2025, foram aplicadas 4,5 mil doses da vacina em adolescentes de 15 a 19 anos, o que representa 15,6% de cobertura entre meninas e 7,9% entre meninos. A estimativa da SES-DF é de que ainda sejam necessárias cerca de 40 mil doses para alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal nessa faixa etária.
Quem não deve se vacinar contra o HPV
A vacina contra o HPV é considerada segura, sendo contraindicada apenas para pessoas com histórico de hipersensibilidade grave ou alergia à levedura. Gestantes não devem receber o imunizante. Já pessoas com doenças febris agudas, moderadas ou graves devem aguardar a melhora do quadro antes da vacinação.
Com informações da Agência Brasília
Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.












