O GDF segue firme no combate à dengue. Na tarde desta quarta (13), a vice-governadora do DF, Celina Leão, do PP, anunciou novas medidas de enfrentamento à doença, a principal delas é a de que hospitais privados deverão adotar protocolo de atendimento padrão para pacientes com sintomas da dengue. Celina e a equipe do GDF se reuniram com representantes do Ministério da Saúde e de 26 hospitais da rede privada da capital federal.
Segundo Celina, cada hospital tem o seu próprio protocolo de atendimento e o objetivo do encontro foi acordar com os representantes da rede privada para que os estabelecimentos de saúde sigam as novas orientações.
“Essa é uma doença que não tem classe social, não tem plano de saúde, não tem SUS, ela ataca todos nós. Estamos solicitando a colaboração de todos. A gente quer trazer todo mundo para uma luta só”, afirmou a vice-governadora.
Celina Leão alertou que “todos os hospitais públicos e privados estão lotados. A gente precisa entender qual é o manejo da atual dengue. Esse manejo não é o mesmo do ano passado, do ano retrasado”.
A vice-governadora ressaltou a importância de unir forças na atual circunstância visando enfrentar a dengue. “É isso que o Ministério da Saúde está fazendo hoje aqui conosco juntamente com os hospitais particulares do DF. Todas as nossas unidades de saúde (da rede pública) atendem as recomendações do Ministério da Saúde”, apontou Celina.
Pesquisa sobre as variações da dengue
Durante a entrevista com a imprensa, Celina revelou que a Fiocruz, a UnB e a Fepecs vão analisar e traçar as características da dengue atual. “Precisamos entender o porquê que a dengue, depois de 10 anos, está tendo essa alta na taxa de mortalidade”, explicou.
Ajuda da população
Celina Leão não hesitou em pedir ajuda da população no combate à dengue. “70% dos focos do mosquito estão dentro das casas. Nós retiramos mais de 1.200 toneladas de lixo aqui no DF e às vezes a gente limpa o lugar, e no dia seguinte, está sujo de novo. A gente pede a colaboração da população e ela já começou a entender o que significa isso”, observou.
Vacinação de crianças e adolescentes
Questionada sobre a ampliação da vacinação de crianças e adolescentes de outras faixas etárias, Celina respondeu que “o DF segue a recomendação do Ministério da Saúde. Agora é importante que os pais ou mães levem seus filhos para serem vacinados. Nós ainda temos milhares de doses de vacinas contra a dengue”.
Dengue no DF
Até o momento, a capital federal já registrou 109 mortes por dengue neste ano. Infelizmente, uma em cada quatro mortes no País ocorre no DF. A partir desta quarta, 100 militares da Marinha vão passar a atuar visitando casas e estabelecimentos comerciais para identificar possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.
Foto: José Fernando Vilela/Expressão Brasiliense
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.