• 5 de dezembro de 2020

HERÓIS DO SORRISO | Hoje é Dia Nacional da Saúde Bucal e dos cirurgiões-dentistas

Essa é uma das áreas mais importantes da saúde, pois, cuida do sorriso e da alma, elevando a autoestima dos pacientes

O serviço de um cirurgião dentista perpassa por diversas especialidades, desde a clínica geral onde o profissional cuida da saúde bucal de modo geral até as mais complexas áreas de cirurgias como a das deformidades faciais.

Veja também

CUIDADO COM O BARBEIRO | Vigilância Ambiental do DF alerta que período chuvoso facilita o surgimento do inseto em áreas urbanas

 

A odontologia está presente na saúde desde antes da 1a dentição, quando são ensinados os estímulos e higiene da área. São estes profissionais que nos acompanham durante toda a nossa vida e até no pós-morte em algumas situações.

Leia também  ATENÇÃO, CEILÂNDIA! | Caesb informa que abastecimento de água será interrompido na terça (11)

A arcada dentária é a principal ferramenta usada pelos legistas forenses, com apoio dos dentistas, na identificação de pessoas.

Os cirurgiões-dentistas têm papel fundamental também nas UTI’S. É muito comum que cirurgias odontológicas complexas sejam realizadas pelos profissionais com os pacientes nos leitos.

Afinal, uma infecção dentária pode levar a complicações do quadro do paciente e ser fatal. São esses profissionais que reconstituem ossos em rostos acidentados ou agredidos.

Eles reconstroem fisicamente e espiritualmente seus pacientes.

Hoje, no dia em que se comemora o dia do cirurgião-dentista, destacam-se dados da Secretaria de Estado de Saúde do DF que informam que, mesmo na pandemia, onde os procedimentos ficaram restritos aos emergenciais e de urgência, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde e Conselho Federal de Odontologia, foram realizados mais de 160 mil atendimentos no período!

Leia também  ÍNDICES ABAIXO DA MÉDIA | Saúde faz alerta para importância de manter vacinas em dia

São números incontestáveis que comprovam a dedicação e o profissionalismo dessas equipes.

Além do atendimento no serviço próprio, os dentistas da rede pública compuseram o apoio na testagem da população contra o novo coronavírus.

Sem elitismo ou preconceitos por estarem em atividade diversa da complexidade que atuam, incorporaram as equipes dos drives thru e levaram a testagem para todo o Distrito Federal.

Texto adaptado do portal Radar DF

Foto: Reprodução Google Imagens

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

SEGURANÇA RURAL | Goiás reduz em 40% os casos de roubo no campo

Read Next

QUASE 600 VAGAS | Agências do trabalhador iniciam a semana com empregos que oferecem salários de até R$ 3,2 mil