O Governo do Distrito Federal ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população a partir desta terça-feira (6). Até o dia 31 de janeiro, qualquer pessoa com seis meses de idade ou mais que ainda não tenha recebido o imunizante em 2025 pode procurar uma sala de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do DF.
A medida amplia o acesso ao imunizante contra o vírus influenza, que até então estava restrito a grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades.
Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), a ampliação tem como objetivo reduzir complicações, internações e mortes associadas às infecções respiratórias.
“Ao expandir os públicos, é possível aumentar o número de pessoas protegidas e, assim, reduzir complicações, internações e mortes associadas às infecções respiratórias causadas pelo vírus influenza”, explica a gerente substituta da Rede de Frio da SES-DF, Lais Soares.
Cobertura vacinal no DF ainda é baixa
Em 2025, o Distrito Federal aplicou cerca de 885 mil doses da vacina contra a gripe. Considerando todos os grupos especiais, a cobertura vacinal foi de 55,34%, abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde.
Entre os públicos prioritários, as gestantes apresentaram a menor adesão, com apenas 28,19% de cobertura.
“Mesmo com a ampliação da vacinação, é fundamental que as pessoas dos grupos especiais que ainda não se vacinaram procurem os serviços de saúde”, reforça Lais Soares.
Estoque e locais de vacinação
Atualmente, a SES-DF dispõe de 100 mil doses da vacina contra a gripe. A imunização está disponível em todas as salas de vacinação das UBSs do Distrito Federal.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento oficial com foto. A Caderneta de Vacinação é recomendada para atualização do histórico vacinal, mas não é obrigatória para receber a dose.
Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.











