O governo do Distrito Federal (GDF) está em alerta desde a manhã desta quinta-feira (2) após a notificação de um caso suspeito de intoxicação por metanol em paciente atendido no Hospital DF Star, em Brasília. A fiscalização a bares, restaurantes e distribuidoras de bebidas será intensificada durante o fim de semana.
A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) confirmou que a ocorrência cumpre os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, mas o diagnóstico ainda está em investigação pela Vigilância Epidemiológica.
Fiscalização em bares e distribuidoras do DF
Com a suspeita, o GDF intensificou a fiscalização em bares, restaurantes, quiosques, trailers e distribuidoras de bebidas alcoólicas no Distrito Federal. A Vigilância Sanitária do DF interditou uma distribuidora flagrada comercializando bebidas clandestinas e sem licença de funcionamento.
Durante as investigações, foi identificado que o mesmo lote da bebida suspeita também foi adquirido em uma rede de supermercados 24 horas de Brasília. O estoque foi interditado cautelarmente e amostras foram encaminhadas para análise no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A rede de supermercados apresentou todas as notas fiscais e está colaborando com a apuração.
Orientações da Secretaria de Saúde
A SES-DF reforçou que, em casos de suspeita de intoxicação por metanol em Brasília, a população deve entrar em contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), pelos telefones (61) 99288-9358 ou 0800 644 6774, que oferecem orientações de manejo clínico.
Além disso, os profissionais de saúde devem realizar notificação imediata obrigatória ao CIEVS-DF, com preenchimento da ficha de intoxicação exógena do SINAN, enviada para o e-mail [email protected].
O GDF alerta que o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas ou falsificadas pode causar intoxicação grave e até morte, reforçando a importância de adquirir produtos apenas em estabelecimentos regularizados.
Veja a nota oficial da Secretaria de Saúde
Na manhã desta quinta-feira (2), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) foi notificada de um possível caso suspeito de intoxicação por metanol atendido no Hospital DF Star.
O caso cumpre os critérios da definição de caso suspeito, de acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, mas ainda permanece em investigação pela Vigilância Epidemiológica por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (CIEVS-DF).
A Secretaria de Saúde do DF intensificou as ações de fiscalização em bares, restaurantes, quiosques, trailers e distribuidoras do Distrito Federal, em virtude do caso suspeito de intoxicação por metanol no DF.
Nesta quinta-feira (2), a Vigilância Sanitária do DF realizou a interdição da distribuidora onde foi registrada a compra da bebida suspeita, por falta de licença de funcionamento e comercialização de bebidas alcoólicas clandestinas.
Após investigação, a Vigilância Sanitária identificou que, além do consumo na distribuidora, mais unidades da mesma bebida foram adquiridas em uma rede de supermercados 24 horas da capital. A partir da identificação do lote suspeito, foi realizada interdição cautelar do estoque de toda a rede. As amostras foram encaminhadas para análise laboratorial do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (Mapa). A rede de supermercados está dando suporte à apuração da ocorrência. Todas as notas fiscais dos produtos foram apresentadas à Vigilância Sanitária a fim de dar continuidade à ação.
A Secretaria de Saúde do DF destaca que, na ocorrência de um caso suspeito de intoxicação por metanol, deve ser realizado contato com o CIATox por meio dos telefones 99288-9358 e 0800 644 6774 para orientações do manejo clínico.
Além disso, deve ser realizada notificação imediata obrigatória ao CIEVS/DF com preenchimento e envio da ficha de intoxicação exógena do SINAN para o e-mail [email protected].
Com informações da Agência Brasília
Foto: Breno Esaki/Arquivo Agência Saúde-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.