Neste sábado (18), o Distrito Federal promove o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, com mais de 100 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de espaços públicos e centros de compras, oferecendo vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. A mobilização tem como foco crianças e adolescentes de até 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), mas também será uma oportunidade para que adultos atualizem a caderneta vacinal.
Durante o dia, serão aplicadas vacinas contra sarampo, HPV (Papilomavírus Humano), influenza e covid-19 — estas últimas destinadas aos grupos prioritários.
Ação especial no Riacho Fundo II
O Dia D de Mobilização Social será realizado às 10h, na Administração Regional do Riacho Fundo II, com a presença de representantes da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e do Ministério da Saúde.
De acordo com Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, a meta é garantir ampla adesão da população:
“A gente espera que a população possa aderir à campanha e procurar os locais disponíveis neste sábado para atualização do Cartão de Vacinas”, destacou.
Vacinação é proteção para toda a família
Embora a campanha tenha como foco crianças e adolescentes menores de 15 anos, a estratégia de atualização da caderneta se estende ao longo de todo o mês de outubro. Segundo Tereza Pereira, o Dia D é uma oportunidade de proteção coletiva:
“Crianças e adolescentes são os públicos mais suscetíveis às doenças, mas este Dia D é uma oportunidade de proteção para toda a família”, explicou.
Vacinação contra sarampo e HPV
A ação também reforça a imunização contra o sarampo, doença altamente contagiosa. A recomendação é que todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos verifiquem se estão com a vacinação em dia. O DF, por ser uma região de passagem de muitos viajantes e vizinho ao Tocantins — estado com o maior número de casos confirmados —, requer atenção redobrada.
Já a vacinação contra o HPV foi temporariamente ampliada para adolescentes de 15 a 19 anos até o final deste ano. O imunizante protege contra diversos tipos de cânceres, e o público de rotina segue sendo meninos e meninas de 9 a 14 anos. Estudos apontam que entre 50% e 60% da população terá contato com o vírus em algum momento da vida, e a vacina é a forma mais eficaz de prevenção.
Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação
-
Data: sábado, 18 de outubro
-
Horário: a partir das 10h
-
Local: Administração Regional do Riacho Fundo II
-
Participação: Secretaria de Saúde do DF e Ministério da Saúde
Confira a lista completa de locais e horários.
Com informações da Agência Brasília
Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.