A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebeu, nesta sexta-feira (10), 20 ampolas de fomepizol, medicamento usado como antídoto em casos de intoxicação por metanol. O reforço amplia a capacidade da rede pública para atender possíveis emergências toxicológicas.
O fomepizol se junta ao etanol farmacêutico, que já fazia parte dos estoques da pasta. Ambos são aplicados por equipes médicas especializadas, seguindo protocolos clínicos. Os medicamentos ficarão concentrados no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência nesse tipo de atendimento.
De acordo com a diretora de Assistência Farmacêutica da SES-DF, Sara Ramos, a medida é preventiva. “No momento, o DF não tem casos suspeitos nem confirmados de intoxicação por metanol. Mas, se viermos a registrar alguma ocorrência, estaremos prontos”, afirmou. A secretaria informou ainda que, caso haja necessidade, o Ministério da Saúde enviará novas doses do medicamento.
Casos suspeitos são descartados
A SES-DF confirmou que os dois casos de suspeita de intoxicação por metanol no DF foram descartados. Profissionais da rede pública e privada estão orientados a identificar sintomas e a notificar imediatamente o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-DF) e o Centro de Informação Estratégica e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs-DF) em eventuais ocorrências.
Fiscalização em andamento
Enquanto isso, a Divisão de Vigilância Sanitária, com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), intensificou as ações de fiscalização em todo o Distrito Federal. As equipes atuam em turnos diurno e noturno e já vistoriaram mais de 270 estabelecimentos.
Desse total, 61 locais foram autuados por irregularidades diversas, e aproximadamente 3,4 mil litros de bebida clandestina foram apreendidos. As ações continuam nos próximos dias para coibir a comercialização irregular de produtos com risco à saúde.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.