O Ministério da Saúde confirmou no início da noite de sábado (7) o primeiro caso do novo coronavírus no Distrito Federal. Trata-se da mulher de 52 anos que testou positivo para o vírus e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
Há outros 29 casos suspeitos no DF. A confirmação veio após a realização de contraprova pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Segundo boletim médico divulgado no sábado, a mulher está isolada, em estado grave, e respirando com ajuda de aparelhos.
A paciente apresenta “síndrome respiratória aguda” por conta do coronavírus. O quadro foi agravado por uma doença associada que ela já possuía – a doença não foi informada.
Caso importado
Coletiva de imprensa sobre paciente que testou positivo para coronavírus no DF — Foto: Milena Castro/G1
A paciente viajou para o Reino Unido e voltou à capital em 26 de fevereiro, já com os sintomas. Ela foi internada em um hospital particular na quarta-feira (4), apresentando febre, tosse e secreções.
Na sexta (6), ela foi encaminhada ao Hran, unidade de referência para o tratamento do vírus. O marido dela a acompanha no hospital e, pelo contato direto com a esposa, é considerado caso suspeito. Uma outra pessoa que teve contato com ela está sendo monitorada em casa.
Antes de desembarcar no DF, a mulher fez uma parada em São Paulo. Segundo a Secretaria de Saúde, ela não usou máscaras durante os voos. Os passageiros que sentaram nas fileiras próximas a ela serão monitorados.
A saúde do DF está em estado de emergência por conta do novo coronavírus. A medida foi decretada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) por “risco de pandemia”.
Vacinação contra gripe
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, atualiza dados sobre o coronavírus — Foto: Reprodução
No sábado, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a campanha de vacinação nacional contra a gripe vai imunizar primeiro os idosos, que são o principal grupo de risco para o novo coronavírus.
A campanha, que teria início só na segunda quinzena de abril, foi antecipada para este mês pelo Ministério da Saúde. No Distrito Federal, a vacinação começa no dia 23 de março.
Historicamente, a campanha conta a gripe prioriza gestantes e crianças. No ano passado, o público-alvo foi ampliado para menores de 6 anos.
O ministro também comentou os casos do novo coronavírus no país. “Nós teremos pacientes que vão superar muito bem, obrigado. De 80 a 85%, segundo o que está acontecendo no mundo. E vamos ter de 15 a 20% de pessoas que terão complicações”, disse.
Ainda segundo Mandetta, “dentro desses 15% a 20% de pessoas, aqueles que tem alguma comorbidade [outra doença relacionada] são aqueles que tem mais complicações, por isso a faixa etária mais elevada. Mas isso não impede que qualquer pessoa em outra faixa etária possa responder mal à doença”.
Como evitar o coronavírus
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
(G1-DF)