O aumento dos casos de diabetes, obesidade e outras doenças crônicas no Distrito Federal nos últimos anos motivou o deputado distrital Roosevelt a protocolar o Projeto de Lei (PL) nº 1724/2025, que estabelece normas para a distribuição gratuita dos medicamentos Ozempic e Mounjaro, utilizados no tratamento dessas condições.
Esses dois medicamentos, compostos por substâncias como tirzepatida e semaglutida, têm custo elevado, o que dificulta o acesso de pacientes de baixa renda ao tratamento adequado.
A iniciativa do parlamentar visa garantir que esses pacientes possam receber os medicamentos gratuitamente e dar continuidade ao tratamento de forma eficaz.
“Estamos falando de dignidade, de salvar vidas e evitar que a desigualdade continue impedindo tantos brasileiros de se tratarem com qualidade”, afirma o deputado Roosevelt.
De acordo com a proposta do parlamentar, para ter acesso gratuito a esses remédios, o paciente deve comprovar que está em tratamento e não possui condições financeiras de comprar o medicamento.
Como vai funcionar
O medicamento só será fornecido com prescrição médica da rede pública, o paciente deverá apresentar laudo que comprove a necessidade clínica, haverá avaliação socioeconômica para garantir que o benefício chegue a quem realmente precisa e o tratamento será reavaliado a cada seis meses, com base nos resultados alcançados.
Obesidade em crescimento
De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 1 em cada 4 adultos no DF já está com obesidade. Em 2006, esse número era metade disso. E a tendência é de crescimento. Especialistas apontam que, até 2030, mais de 29 milhões de mulheres e 21 milhões de homens brasileiros poderão estar com obesidade.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.