• 29 de agosto de 2025

Rotary Club de Brasília condecora autoridades e lideranças do DF com Medalha Ernesto Silva

Comenda reconhece contribuições dos homenageados para a sociedade brasiliense e para a história da capital

O Rotary Club de Brasília – O Pioneiro realizou, na noite da última quinta-feira (28), a solenidade de outorga da Medalha do Mérito Ernesto Silva, a mais alta honraria concedida pela instituição. A comenda foi entregue a autoridades do Judiciário, do Executivo, da segurança pública e a lideranças empresariais que se destacam em suas áreas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade brasiliense e da capital federal.

Foto: DF Mobilidade

A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional, interpretado por músicos da banda do Corpo de Bombeiros Militar do DF. Em seguida, o presidente do clube, José Fernando Vilela, explicou que a Medalha leva o nome do pioneiro Ernesto Silva, um dos 33 fundadores do Rotary em Brasília em 1958, “por ser um homem visionário, idealista e comprometido com os valores rotários e com o desenvolvimento da capital federal. É por isso que estamos homenageando nesta noite pessoas que têm o mesmo espírito de liderança e comprometimento do nosso saudoso Ernesto Silva”.

Vilela salientou que a Medalha do Mérito Ernesto Silva não é apenas uma condecoração. “Ela é o reconhecimento público do impacto de suas ações na construção de uma sociedade brasiliense mais justa, solidária e humana aqui no Distrito Federal”, afirmou o presidente do Rotary Club de Brasília.

O primeiro homenageado foi o desembargador Jair Soares, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), responsável por iniciar os preparativos para as eleições gerais de 2026 na capital. Ao receber a honraria, o magistrado agradeceu e estendeu o reconhecimento aos servidores do TRE-DF.

Foto: Ivan Rodrigues

“Me sinto muito honrado em poder estar aqui representando a Justiça Eleitoral do DF. Essa homenagem é também para todos do TRE-DF. Muito obrigado”, declarou Jair Soares.

Outro homenageado foi o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire, que ressaltou a relevância do voluntariado rotário e do trabalho social do Sesc e do Senac no atendimento à população.

Foto: DF Mobilidade

“Esse é um trabalho em que nós não ganhamos riqueza nesses cargos, mas sim muito trabalho e responsabilidade. Essa homenagem mostra que estamos no caminho certo, investindo na qualificação de profissionais e gerando oportunidades para milhares de pessoas do Distrito Federal”, enfatizou.

O secretário de Comunicação do DF, Weligton Moraes, também foi condecorado. O jornalista Toni Duarte, ex-presidente do Rotary Club de Brasília, enalteceu a trajetória do homenageado e sua contribuição à comunicação do DF ao longo de seis governos.

Emocionado com a homenagem, Weligton afirmou que “a gente que vive desse trabalho, que é árduo. Quando as coisas estão boas ninguém lembra do secretário de Comunicação. Quando está ruim, é a comunicação que não está funcionando. Eu agradeço muito a vocês. O Rotary é uma instituição muito respeitada no DF. Receber este reconhecimento mostra que o nosso trabalho está no caminho certo e renova minha disposição em continuar contribuindo com Brasília”.

A líder rotária Maria José Santos Duarte, a Zezé, dedicou a homenagem às mulheres do clube, ressaltando a força do voluntariado feminino dentro da instituição.

Foto: DF Mobilidade

“Essa medalha pertence a todas as mulheres voluntárias, que assim como eu, dedicam-se incansavelmente a fazer o bem aos que mais precisam”, evidenciou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Moisés Alves Barcelos, também agraciado, reforçou a afinidade entre a missão da corporação e os valores rotários.

Foto: Ivan Rodrigues

“Nós, bombeiros, temos muito em comum com o Rotary. Também trabalhamos pelo social e atuamos com ações humanitárias. É uma honra receber esta honraria de uma instituição que tanto contribui para a sociedade”, declarou.

O empresário e ex-vice-governador do DF, Paulo Octávio, lembrou sua ligação com o Rotary desde a juventude.  “Meu pai era rotariano. Eu sou mineiro e me lembro que toda cidade boa de Minas Gerais tinha um Rotary Club. Eu brincava quando menino que queria ser rotariano. A vida me trouxe para Brasília e enveredei por outros caminhos. Mas ainda dá tempo, né!?”, disse em tom descontraído.

Foto: Ivan Rodrigues

Ele também destacou a importância histórica de Ernesto Silva, ex-presidente da Novacap, fundamental para a construção da capital. “Receber uma Medalha com o nome de Ernesto Silva é muito simbólico para mim. Ele foi um dos homens que construíram Brasília ao lado de JK. Eu me sinto muito honrado. Minha vida e minha emoção é viver Brasília, é amar Brasília e gerar emprego para ver Brasília crescendo. Ser reconhecido pelo Rotary, instituição que está na base da história da capital desde 1958, é motivo de grande orgulho”, concluiu Paulo Octávio.

A solenidade reforçou o compromisso do Rotary Club de Brasília – O Pioneiro em valorizar aqueles que dedicam suas vidas ao bem coletivo, perpetuando o legado de Ernesto Silva e de todos que passaram pelo clube fortalecendo a missão rotária de unir forças para construir uma sociedade mais justa, solidária e desenvolvida no Distrito Federal desde 1958.


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Supersalários no serviço público: Datafolha mostra que maioria dos brasileiros é contra privilégios acima do teto

Read Next

Mesmo sob risco de fuga, PGR diz que não vê necessidade de agentes da PF dentro da casa de Bolsonaro

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.