Técnicos agrícolas se reúnem em Brasília contra a criação de conselho federal

Representantes dos técnicos agrícolas de todo país se reúnem desta segunda (19) até quarta-feira (21), em Brasília, para debater o projeto de lei que cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e dos Técnicos Agrícolas. A Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata) e os 21 sindicatos e associações a ela filiados são contra a proposta, em tramitação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CAR) do Senado, e querem o apoio dos senadores para rejeitá-la.

Segundo a Fenata, o projeto visa a criar uma superestrutura autárquica de fiscalização profissional, com 2.700 conselheiros nos estados. “Defendemos um conselho enxuto, eficiente e voltado apenas à fiscalização do exercício da profissão”, diz o presidente da entidade, Mário Limberger, acrescentando que, durante o encontro, será empossado o Conselho Político da Fenata.

Limberger ressalta ainda que o projeto em tramitação do Senado deve ter reflexo no custo da produção agrícola. “A proposta institui a cobrança da taxa de responsabilidade técnica, com multa por atraso. Isso acabará recaindo, de forma indireta, sobre o produtor rural, com impacto nos preços dos alimentos, na inflação e até nas exportações.”

O presidente da Fenata destaca que a luta histórica da categórica sempre foi pela criação de um Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas exclusivo, mantido somente com a cobrança da taxa anual de cada profissional. “Num momento em que a sociedade exige o fim das estruturas inchadas e de resultados duvidosos, é inaceitável uma proposta dessas.”

Serviço:

V Encontro Nacional de Lideranças dos Técnicos Agrícolas – Brasília (DF)

Data: de segunda (19) e quarta-feira (21)

Horário: a partir das 14h na segunda, das 9h às 21h na terça e a partir das 9h na quarta-feira

Local: Sede da OCB – SAUS Q4 – Bloco 1 – Asa Sul – Brasília (DF)

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

Filiações partidárias no DF começam a se definir

Read Next

Ermida Dom Bosco, o primeiro templo de Brasília