• 16 de novembro de 2025

Sob forte ameação: Em 40 anos, Cerrado brasileiro perdeu 28% de vegetação nativa, aponta MapBiomas

O Cerrado, segundo maior bioma do Brasil, perdeu 40,5 milhões de hectares de vegetação nativa nos últimos 40 anos, revela o MapBiomas em estudo divulgado nesta quarta-feira (1º). O dado equivale a 28% de toda a cobertura original, colocando o bioma sob forte ameaça.

Somando as áreas já degradadas antes de 1985, a transformação total chega a 47,9% do Cerrado.

O levantamento aponta que a agropecuária é a principal responsável pela devastação. As pastagens já ocupam 24,1% do território, mas a agricultura foi a que mais cresceu: avanço de 533% em quatro décadas, principalmente com soja, que hoje ocupa 25,6 milhões de hectares.

“A transformação acelerada do Cerrado consolidou a região como centro da produção agrícola nacional, especialmente de grãos”, afirma a pesquisadora do IPAM e integrante do MapBiomas, Bárbara Costa.

Matopiba lidera desmatamento

A região conhecida como Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) concentra as maiores perdas. Só nos últimos dez anos, respondeu por 73% da supressão da vegetação nativa em todo o Cerrado, com 4,7 milhões de hectares destruídos.

Risco para água e clima

O estudo também mostra mudanças nos recursos hídricos. Rios e veredas deram espaço a reservatórios e hidrelétricas, fazendo com que 60% da água do Cerrado em 2024 seja de origem artificial.

Preservação desigual

Enquanto Terras Indígenas preservam 97% do Cerrado, áreas urbanas mantêm apenas 7% da vegetação. O contraste expõe a vulnerabilidade do bioma frente ao avanço da ocupação humana.

Desmatamento em queda, mas ainda alto

Dados do Inpe mostram que, entre agosto de 2024 e julho de 2025, o Cerrado registrou queda de 20,8% nos alertas de desmatamento. Mesmo assim, 5.555 km² continuaram sob risco no período.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Reprodução/Google Imagens


Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

Atendendo pedido de Alcolumbre, Fux mantém número de deputados para as eleições de 2026

Read Next

Agência do Trabalhador: DF tem 786 vagas de emprego disponíveis nesta quinta (2)

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.