• 20 de abril de 2021

NOVO ESPAÇO | Guará vai ganhar um parque com espaços verdes e de convivência

Uma área 163,7 metros quadrados, localizada entre novas quadras (QE 48 a QE 58) e a QE 38,  enfrentava há anos o problema de descarte de entulho, ocupação irregular e, segundo moradores da região, também servia como ponto para o consumo de drogas. Desde sábado passado (13), o terreno vem ganhando um novo visual para ser transformado em um novo parque recreativo  na cidade.

Veja também

FORÇA-TAREFA CONTRA A COVID | GDF vistoriou mais de 38,8 mil estabelecimentos durante o fim de semana

Cerca de 3.200 toneladas da área já foram retirados. A previsão de entrega da novo parque é para o fim deste ano. Segundo a Administração Regional do Guará, as ações estão em ritmo acelerado iniciando de manhã cedo até o fim do expediente. A expectativa é grande para a entrega à comunidade.

 

O projeto do governo é a construção de um parque recreativo com pistas de caminhada e corrida e equipamentos públicos

Antes disso, lá havia um cenário caótico que oferecia riscos à saúde pública com centenas de pneus e garrafas. Havia também acúmulo de água jogados a céu aberto e que contribuíam para proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha. A rotina de limpeza mantida à risca por parte da Administração Regional, ainda assim, não continha as ações ilegais que se multiplicavam do dia para a noite.

Leia também  Ministério Público Federal denuncia Lula e seu irmão Frei Chico pelo recebimento de mesada da Odebrecht

A limpeza da área foi realizada por uma força-tarefa de órgãos do Distrito Federal, que fez uma operação de limpeza geral na área com a retirada do matagal que encobria o entulho. A ação foi realizada pela Administração Regional do Guará em parceria com a Secretaria de Governo por meio da Coordenação Regional do programa GDF Presente, da Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Polícia Militar.

Leia também  OMS ALERTA | Crianças a partir de 12 anos devem usar máscaras como adultos

Equipamentos públicos

“Seguiremos o cronograma de limpar, cercar o local e trazer equipamentos públicos para a implantação de um novo parque para o Guará que precisa de áreas verdes e de convivência”José Humberto, secretário de Governo

A ação foi motivada por meio da indicação do gabinete do deputado Delmasso, vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal junto aos órgãos do GDF, atendendo antiga demanda da comunidade.

“A gente está vendo uma coisa que a gente quer. E a gente quer que essa área tenha opções de lazer para os moradores também”, afirmou o presidente do Conselho Comunitário do Guará, Carlos Roberto Gomes.

Houve convergência entre a demanda dos moradores e o projeto analisado pelo GDF para o local. É prevista, posteriormente, a colocação de cercas no local para impedir novos descartes de entulho.  E, em seguida, a construção de um parque recreativo com pistas de caminhada e corrida e equipamentos públicos.

Leia também  Bolsonaro vai tratar de política ambiental em discurso da ONU

“O governador Ibaneis determinou que a gente cuidasse da cidade e cuidasse das pessoa”, destacou o secretário de Governo, José Humberto em visita ao local.

“Essa demanda chegou pelo deputado Delmasso à Secretaria de Governo e imediatamente ajustamos com a nossa equipe que está aqui. Seguiremos o cronograma de limpar, cercar o local e trazer equipamentos públicos para a implantação de um novo parque para o Guará que precisa de áreas verdes e de convivência”, complementou.

“A integração entre os órgãos foi fundamental para que as ações fossem realizadas com a celeridade que precisamos, só temos a agradecer ao governador Ibaneis Rocha, ao secretário José Humberto, aos órgãos do GDF e ao deputado Delmasso com o interesse contínuo em trazer recursos para os projetos da cidade”, destacou a administradora regional do Guará, Luciane Quintana.

(Agência Brasília)

Foto: Divulgação/Administração Regional do Guará

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

RESPONSABILIDADE COM O POVO | Ao lançar pacote de medidas contra a Covid, Caiado afirmou que “não vou trocar vida por voto”

Read Next

NOVO MODELO DE ATENDIMENTO | BRB inaugura primeiro escritório de negócios