• 23 de julho de 2024

REFERÊNCIA EM BRASÍLIA | Clínica Corpometria Institute promove palestras sobre alimentação, obesidade e qualidade para celebrar 10 anos de atividade na capital federal

A clínica Corpometria Institute comemorou seu aniversário de 10 anos na sexta-feira (19/5). Para celebrar, o médico endocrinologista Flavio Cadegiani, fundador do instituto, realizou uma tarde de palestras com perguntas abertas aos participantes.

Ao final do dia, a clínica comemorou sua primeira década na capital federal com uma festa na própria sede da Corpometria, no Centro Clínico Advance 1, na 915 Sul.

Ao longo da tarde, Cadegiani abordou uma série de assuntos diferentes relacionados à saúde, tais como: hormônios, alimentação, suplementação, envelhecimento, obesidade, diabetes, fadiga, dietas, rotina de treinos e saúde da mulher.

Conforme o doutor em endocrinologia clínica, condições como obesidade, diabetes, síndrome metabólica e hipotireoidismo muitas vezes estão conectadas. Ele fez um alerta enfatizando a importância de o médico conhecer bem seu paciente para tratá-lo com um olhar individualizado.

“Cada doença faz parte de um espectro muito maior. Só que mais importante do que um exame é a quem pertence aquele exame. Por isso, eu sempre digo: ‘Trate o paciente, não a doença'”, destacou Flávio Cadegiani.

Outro ponto abordado pelo especialista foi os diferentes formatos de dieta e suas eficácias. “Até mesmo gêmeos idênticos podem responder de maneira muito diferente aos mesmos alimentos, porque não é só genética, é a microbiota da pessoa, são os hormônios dela”, comentou o doutor.

Portanto, Cadegiani ressalta que a individualização é a chave, uma vez que cada pessoa responde melhor a um tipo de dieta. “Por isso, é importante fazer acompanhamento com nutricionista que veja o seu caso em específico”, aconselhou.

Ainda durante o evento, Flavio Cadegiani apresentou estratégias de como melhorar a alimentação, com maior ingestão de proteínas, mesmo para quem tem rotinas difíceis de manter uma dieta por falta de tempo. Uma dica do endocrinologista é pensar em lanches fáceis e saudáveis para o dia a dia (como snacks, frutas ou barras de proteína) e trabalhar com metas diárias de calorias.

“Não adianta querer inventar moda com comidas exóticas e grandes preparos”, afirmou. “Quando você for pedir comida, faça uma lista de restaurantes e pratos saudáveis no aplicativo, para que você peça daquilo”, exemplificou o médico.

Ao falar sobre saúde da mulher, o doutor mencionou a sub-representação feminina em pesquisas clínicas. Segundo ele, por muitos anos, mulheres foram excluídas de pesquisas clínicas, questão que até hoje impacta na saúde feminina.

“A biologia e a fisiologia femininas são muito menos conhecidas que as masculinas. E não podemos ignorar o mar de evidências em termos de diferenças substanciais na apresentação clínica, nos exames, no diagnóstico e na resposta aos tratamentos devido ao sexo, em quase todas as doenças”, enfatizou Flavio.

Para concluir a rodada de palestras, o médico falou ainda sobre fadiga, explicando que uma série de doenças podem culminar nesta condição.

“Cada paciente tem uma estratégia única. Então devemos detectar, dentro da fisiologia de cada paciente, o que é patológico e o que é fisiológico”, informou.

Festa de 10 anos

Após as palestras, os pacientes, médicos e outros convidados comemoraram os 10 anos da Corpometria em uma grande confraternização na clínica.

“Os 10 anos da Corpometria e o sucesso refletem uma prática da medicina na busca da excelência e da individualização, sempre centrada no paciente, que é o mais importante. A gente se preocupa muito mais com o paciente do que com números ou fluxograma”, diz Flavio.

“Sempre buscamos ajudar o paciente de forma personalizada, integral, pois sabemos que muitos já foram subvalorizados em termos de queixas e desafios. Então, o sucesso vem por conta disso”, conclui o doutor.

Corpometria Institute

A Corpometria foi fundada pelo médico Flavio Cadegiani, endocrinologista referência em Brasília. Formado na Universidade de Brasília (UnB), Cadegiani é mestre e doutor em Endocrinologia Clínica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Há 10 anos, a equipe da Corpometria vem sistematicamente estudando e aprimorando seus protocolos para continuar oferecendo o melhor em termos de tratamentos e resultados aos seus pacientes. A clínica oferece tratamentos para todas as doenças endócrinas, além de trabalhar com uma abordagem abrangente e intensiva de tratamentos para a obesidade.

Foto: Divulgação

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal doYouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

FARMÁCIA DE ALTO CUSTO | GDF vai manter entrega de medicamentos em casa para pacientes cadastrados

Read Next

FORÇA-TAREFA DA SAÚDE | GDF contrata cinco hospitais privados para realizar cerca de 900 cirurgias eletivas