• 24 de abril de 2024

SEMANA DE ACOLHIMENTO | Alunos da rede pública passarão por adaptação às aulas do ensino mediado que começam amanhã (22)

A partir desta segunda-feira (22), os estudantes da rede pública do Distrito Federal darão um passo importante rumo ao ensino mediado. Como estão sem aulas desde que as escolas tiveram as suas atividades suspensas devido a pandemia do coronavírus, em meados de março, a solução prática, inovadora e ousada do governo do Distrito Federal (GDF) para salvar o ano letivo de milhares de alunos foi criar o programa de ensino mediado Escola em Casa DF, que atenderá 460 mil estudantes.

Essa primeira semana será de acolhimento para que os alunos se adaptem à novidade. Nesse período, o estudante deverá escolher entre as três opções de ensino mediado oferecido pelo programa: pela internet, onde às aulas ocorrerão por meio da plataforma Google Sala de Aula; pela TV, com as já conhecidas teleaulas; ou retirando os materiais impressos que serão distribuídos nas escolas. De acordo com a Secretaria de Educação, independente da escolha, as aulas terão agenda única para que todos possam acompanhar e ter o mesmo ritmo.

O coordenador do Escola em Casa DF, David Nogueira, disse à Agência Brasília que cada escola terá autonomia para organizar o dia a dia das aulas. “O acolhimento é informação. As escolas devem organizar suas rotinas. Cada unidade deve ter uma dinâmica própria, mas é importante que os professores estabeleçam contato com seus estudantes, dentro do horário ou periodicidade estabelecida pela escola”, explicou.

O gestor informou que a Secretaria de Educação vai monitorar a implantação do programa para mapear pontos positivos e negativos para que possam ser corrigidos o mais rápido possível.

“É natural que um programa deste tamanho, feito em pouco mais de cem dias, apresente problemas. Por isso, vamos levantar informações que nos possibilite trabalhar rapidamente sobre soluções”, pontuou David.

Quantos aos alunos ausentes ou que não estejam tendo acesso ao ensino mediado, David Nogueira ressaltou que as escolas deverão comunicar a Secretaria de Educação para que o órgão possa tomar as devidas providências.

Apoio do site do programa

Também na segunda-feira, a Secretaria vai lançar o site do Escola em Casa DF, para ajudar a esclarecer dúvidas dos estudantes e seus familiares. A página foi feita sobretudo para explicar aos estudantes as opções das aulas mediadas e responder às dúvidas frequentes.

Como o próprio Escola em Casa DF, a página será modificada na medida em que o monitoramento do programa apresentar as principais dúvidas dos estudantes, além de anunciar, quando ocorrerem, novidades como o pacote de dados que tornará gratuito nos acessos ao programa. A expectativa é de que no máximo até 1º de julho a contratação do pacote esteja assinada.

Da Redação com informações da Agência Brasília

Expressão Brasiliense

Read Previous

FIM DO ISOLAMENTO PEDAGÓGICO | GDF lança página Escola em Casa DF na segunda (22)

Read Next

SALA DE IMPRENSA ABBP | Lucilene Florêncio participa amanhã (23) de coletiva com blogueiros da ABBP