• 15 de abril de 2025

SEGURANÇA DIGITAL | Escolas públicas do DF recebem projeto que vai dar orientações sobre o uso consciente da internet

Com o início das aulas, marcada para 10 de fevereiro, os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal (DF) contarão com uma ação voltada ao uso responsável e seguro da internet. A iniciativa será por meio do projeto “Juntos por uma Internet Segura para Crianças e Adolescentes”, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), em parceria com a empresa SaferNet Brasil, que atua na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil.

O Cidadania nas Escolas, projeto da Sejus, que desenvolve ações educativas dentro e fora das salas de aula, será responsável por preparar os alunos sobre o uso consciente da internet. Os servidores da pasta levarão ao longo do ano letivo de 2025, através de debates, oficinas e outras metodologias diversificadas, informações sobre como navegar na internet respeitando os direitos e deveres no ambiente online, como evitar discursos de ódio, respeitar a privacidade alheia e saber diferenciar conteúdos confiáveis. Também estão previstas campanhas de conscientização e de como estabelecer um ambiente escolar que valorize o respeito, tanto no mundo físico quanto no virtual.

Capacitação de servidores

Com duração de dois anos, a parceria com a SaferNet prevê ainda ações institucionais, eventos, cursos e aperfeiçoamentos para servidores, com conselheiros tutelares do DF e conselheiros jovens do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Vale destacar, também, que está sendo conduzido um estudo para incorporar ao escopo da parceria o tema das plataformas de apostas on-line, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos associados a algumas plataformas e orientá-los sobre como proteger seus dados pessoais.

Proteção para as crianças e adolescentes dos perigos da internet

Dados da Pesquisa TIC Kids Online, apontam que 93% da população brasileira de 9 a 17 anos é usuária da internet, seja pelo celular, computador e, até mesmo, pela televisão. A informação torna ainda mais relevante a necessidade das famílias, educadores e dos agentes públicos compreenderem os hábitos e os riscos online aos quais este público está exposto — muitas vezes quando estão sozinhos, trancados em seus próprios quartos.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a internet é uma ferramenta indispensável no cotidiano atual, porém se não for utilizada com consciência e responsabilidade, pode causar sérios problemas. “É importante ensinar às crianças e adolescentes sobre os perigos existentes na internet e como elas podem se proteger. Neste sentido, por meio da parceria estabelecida a prevenção e informação dos reais riscos e ameaças no ambiente virtual serão trabalhados”, afirmou a titular da Sejus.

Com informações da Sejus-DF

Foto: Divulgação/Sejus-DF

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

PROMESSA DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO | Gustavo Galvão, piloto de Brasília, se prepara para o mundial de Kart na Suécia

Read Next

SESC + CULTURA | Primeira lista de propostas aprovadas para 2025 é divulgada