• 25 de julho de 2021

NOVAS FERRAMENTAS DIGITAIS | Professores se reinventam nas salas de aula

Longe dos quadros-negros e, agora, atrás das telas, os professores têm se reinventado para dar continuidade às aulas. O desafio tem sido grande, mas a pandemia enfatizou o papel fundamental dos docentes e também ofereceu oportunidades para a mudança da educação.

Veja também

PARA REFORÇAR A EQUIPE | BRB convoca mais 200 escriturários aprovados no último concurso na sexta (7)

Para a professora Fernanda de Lima, da Escola Classe 09 do Gama, o susto inicial da suspensão das aulas presenciais deu lugar à busca por ferramentas para aprimorar o trabalho on-line. “Eu sabia o básico, mas passei a garimpar conteúdos significativos porque há muita informação, mas nem sempre relevante. Acredito que o foco precisa ser o estudante”, explica.

Leia também  GRANDE REFORMA | Ibaneis anuncia pacote de obras no Parque da Cidade

As descobertas de Fernanda, logo se tornaram um sucesso entre os professores e ela passou a compartilhá-las por meio de tutoriais em seu instagram.

Confira algumas dicas:

Ferramentas tecnológicas
Canvas “Tudo em um só lugar. Um recurso que torna tudo mais atrativo. Muitos professores não sabem, mas há uma versão com mais elementos destinada aos educadores e gratuita. É preciso apenas preencher um cadastro e comprovar que leciona.”
Inshot “Um editor de vídeos superfácil de usar.”
oCam “Ótimo para gravar videoaulas na própria tela do computador.”
Conteúdos relevantes
Sites Nova Escola, Google Acadêmico e Escola Kids.
Leia também  ATENÇÃO, PAIS! | Prazo para mudança de escola para estudantes da rede pública começa nesta segunda (7)

Outros desafios

Os recursos tecnológicos já eram conhecidos da professora Vanessa Stefano, da Escola Classe 303 de São Sebastião. Trabalhando com educação a distância desde a graduação, sua maior preocupação foi a de favorecer a mediação pedagógica e, também, entre os estudantes, além de refletir sobre a construção do conhecimento. Para que todos os estudantes tenham acesso às aulas, Vanessa grava e disponibiliza os vídeos.

Leia também  SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA | DF está preparado para o coronavírus

A pedagoga, que também é formada em psicologia, destaca a importância da continuidade das aulas, mesmo durante a pandemia. “No campo pedagógico, a continuidade permite que os estudantes vivenciem a rotina dos estudos e de aprendizagem, das relações com os colegas de sala e docente, mesmo que on-line. Já no campo emocional, a previsibilidade e a continuidade das interações possibilitam a confiança, a segurança e o amparo, tanto para estudantes, quanto para familiares”, destaca.

(Agência Brasília)

Foto: Robson Dantas/SEE-DF

expressaobrasiliense

Read Previous

MAIS DE 1 MILHÃO DE VACINADOS | Goiás imunizou cerca de 15% da população com a primeira dose

Read Next

VACINA CONTRA A COVID-19 | Saiba onde haverá vacinação neste fim de semana no DF