• 20 de abril de 2021

ALÔ, ESTUDANTES! | Inscrições para vagas remanescentes na rede pública de ensino começam no dia 18

Novos estudantes que desejam ingressar na rede pública de ensino do Distrito Federal terão uma nova oportunidade de conseguir vaga. De 18 a 21 de fevereiro, estará aberto o prazo de inscrições para as chamadas vagas remanescentes, ou seja, aquelas que sobraram após o período de efetivação das matrículas.

Veja também

COM CAPACIDADE PARA 1.440 ALUNOS | Brazlândia ganha a sua 1ª escola técnica

Há vagas para os ensinos fundamental e médio e para educação infantil e de jovens e adultos (EJA)

A oportunidade é para quem perdeu o prazo de inscrição ou de matrícula. Estudantes que já estão matriculados em escolas da rede pública não poderão se inscrever.

As inscrições serão exclusivamente on-line para a educação infantil (pré-escola, a partir de quatro anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2021), ensino fundamental e ensino médio. Também há vagas na educação de jovens e adultos (EJA) e, neste caso, os interessados deverão entrar em contato diretamente com as secretarias escolares.

Balanço

Pelo sistema on-line, dos 31.092 inscritos, 11.212 confirmaram a matrícula na pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Já entre os mais de dois mil candidatos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), 267 asseguram a vaga.

Leia também  REFLEXOS DA PANDEMIA | Escolas particulares preveem que 2021 ainda será um ano de adaptação

Mas este número não representa o total de estudantes já matriculados. Tendo em vista que o prazo terminou no dia 11, as confirmações feitas presencialmente ainda estão sendo inseridas pelas escolas no sistema informatizado da Secretaria de Educação. A opção de procurar diretamente a unidade mediante agendamento foi dada aqueles que tiveram dificuldade para fazer o procedimento pela internet.

Passo a passo da inscrição

O sistema de inscrição será aberto no site da Secretaria de Educação no dia 18 de fevereiro. Somente a partir desta data os pais, responsáveis ou os próprios estudantes (no caso de maiores de 18 anos) terão acesso ao formulário.

❶ Preencher os dados solicitados, tais como nome completo do candidato, conforme a certidão de nascimento; data de nascimento; CPF do candidato à vaga (obrigatório); nome da mãe; e formas de contato. Não usar em nenhum campo acento ou cedilha.

❷ Em seguida, vai aparecer o número de vagas disponíveis e o número de estudantes que procuraram a vaga em cada escola/série em tempo real.

Leia também  TRÊS HOSPITAIS DE CAMPANHA | Ibaneis assina ordem de serviço para empresas iniciarem a erguer as unidades de saúde

❸ O candidato deverá marcar o campo com a série/ano pretendido para o ano letivo de 2021.

❹ Logo depois, será necessário selecionar a opção da Coordenação Regional de Ensino e a escola. O interessado pode dar até três opções de escola.

 

Somente serão mostradas as escolas que possuem vagas disponíveis para a série/ano que o candidato deseja. Mesmo assim, a inscrição não garante vaga na escola pretendida.

É fundamental preencher o CEP da residência ou do trabalho dos pais ou responsáveis, porque caso não haja mais vaga na escola para a qual o candidato fez a opção, ele será direcionado para a unidade mais próxima que tiver disponibilidade.

❺ Para terminar, é preciso clicar em enviar. A inscrição somente será finalizada se os dados informados estiverem corretos. É importante conferir as informações antes de finalizar a inscrição e anotar o número de protocolo.

Resultado e confirmação da matrícula

O resultado das inscrições das vagas remanescentes será divulgado no site da Secretaria de Educação do DF no dia 1º de março, a partir das 18h.

Leia também  MP EM VIGOR | MEC deve designar reitores temporários para concluir mandatos durante pandemia

Depois disso, os pais ou responsáveis terão de 2 a 4 de março para confirmar a matrícula, também on-line.

Documentação para efetivação de matrícula

O envio da documentação abaixo é necessário para confirmação da matrícula dos estudantes da educação Infantil, do ensino fundamental e do ensino médio.a a efetivação, é preciso apresentar original e cópia dos seguintes documentos dos estudantes:

▸ certidão de nascimento

▸ CPF do estudante

▸ duas fotos 3X4

▸ comprovante de residência

▸ comprovante de tipagem sanguínea e fator RH nos termos da lei distrital nº 4.379/2009

▸ carteira de vacinação, conforme lei nº 6.345/2019

▸ declaração provisória de matrícula ou histórico escolar

O responsável menor de idade também precisa apresentar RG e CPF.

Estudantes da EJA

As inscrições para vagas remanescentes da educação de jovens e adultos (EJA) serão ofertadas diretamente nas secretarias das unidades escolares que oferecem a modalidade de ensino.  Confira a lista.

(Agência Brasília)

Foto: Reprodução Google Imagens

Avatar

expressaobrasiliense

Read Previous

11 MILHÕES DE PROCEDIMENTOS | Unidades do Iges-DF completam dois anos de operação

Read Next

VÍDEOS CONTRA MINISTROS | Daniel Silveira, do PSL-RJ, é preso em flagrante a mando de Alexandre de Moraes