A partir de sexta-feira, 28 de fevereiro, a oferta da opção de Pix por aproximação passa ser obrigatória para os bancos e instituições financeiras.
A funcionalidade já estava sendo disponibilizada por alguns bancos, mas agora a oferta passará ser obrigatória. Com isso, será possível incluir o Pix em carteiras digitais nos celulares e pagar as compras encostando o aparelho nas maquininhas, sem que seja necessário acessar o aplicativo do banco.
Segundo o Banco Central, bancos e instituições financeiras serão obrigadas a acatar transações NFC iniciadas por meio das iniciadoras de pagamento. Desta forma, a partir do dia 28 será possível fazer um Pix por aproximação via Google Pay (ou GPay) com praticamente qualquer banco em praticamente qualquer maquininha.
“Em interações com o BC, esses provedores informaram que estão providenciando as adaptações necessárias para que em 28/2 pelo menos parte de seu parque de equipamentos já esteja habilitado”, informou o Banco Central, em nota.
A funcionalidade do Pix por aproximação passou a ser desenhada pela própria autarquia após uma pesquisa com usuários que identificou que cerca de 30% das pessoas que eram pouco ou não adeptas ao Pix atribuíam isso à necessidade de acessar o app e digitar um código ou ler um QRCode – público que tinha predileção pelo pagamento por cartão com aproximação, seja o físico ou no celular, por ser mais rápido.
Com informações da Istoé
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.