• 21 de novembro de 2024

DE VOLTA AOS 2 DÍGITOS | Banco Central sobe juros e taxa Selic ultrapassa marca dos 10%

Após perder a meta de inflação de 2021 e diante da chance de novo descumprimento este ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou 2022 com mais uma alta de 1,50 ponto porcentual da Selic, sacramentando seu retorno aos dois dígitos, após mais de quatro anos.

A taxa básica de juros subiu de 9,25% a 10,75% ao ano – o maior patamar desde maio de 2017. O Banco Central também indicou que nas próximas reuniões pode reduzir o ritmo de aumento da taxa de juros.

A decisão desta quarta-feira, 2, foi a oitava alta consecutiva da Selic, após a taxa chegar à mínima histórica de 2% devido aos primeiros impactos da pandemia de covid-19 sobre a economia.

Desde o início do ciclo de aperto monetário atual, em março de 2021, o aumento acumulado é de 8,75 pontos porcentuais, o processo mais forte desde 1999, quando, em meio à crise cambial, o BC elevou a taxa em 20 pontos de uma só vez. Quando o presidente Jair Bolsonaro chegou ao poder, a taxa Selic estava em 6,50%.

O aumento do juro básico da economia reflete em taxas bancárias mais elevadas, embora haja uma defasagem entre a decisão do BC e o encarecimento do crédito (entre seis meses e nove meses). A elevação da taxa de juros também influencia negativamente o consumo da população e os investimentos produtivos.

Indicado pelo Copom no encontro de dezembro, o movimento de hoje já era esperado pelo mercado financeiro.

Com informações da Agência Estadão Conteúdo

Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil

Read Previous

COMEÇA NESTA QUARTA (2/2) | CILs abrem inscrições para a comunidade de vagas remanescentes

Read Next

ELEIÇÕES 2022 | Rachados, PT-DF apresenta os dois pré-candidatos do partido ao GDF à executiva nacional