A União Europeia (UE) convocou uma reunião de emergência para este domingo (18) após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a imposição de tarifas comerciais contra países que se opõem à compra da Groenlândia. O encontro ocorrerá em Chipre, com a participação de embaixadores dos 27 países do bloco, e está previsto para as 17h (12h no horário de Brasília).
O anúncio foi feito pelo presidente norte-americano na rede Truth. Segundo Trump, as tarifas subirão para 25% a partir de 1º de junho de 2026, permanecendo em vigor “até que se chegue a um acordo para a compra completa e total da Groenlândia”.
A medida é interpretada pela UE como uma retaliação política e econômica aos países europeus que, no início da semana, enviaram tropas para a Groenlândia, território autônomo sob soberania da Dinamarca, com o objetivo de reforçar a defesa da ilha ártica diante de uma possível investida dos Estados Unidos.
Tanto os países europeus envolvidos quanto os EUA fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar que prevê defesa coletiva entre seus membros, o que amplia a tensão diplomática dentro do próprio bloco.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, que cumpre agenda no Paraguai durante a assinatura do acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul, comentou publicamente a decisão do governo norte-americano.
“Em relação ao anúncio de Trump, posso afirmar que a UE será sempre muito firme na defesa do direito internacional, em qualquer lugar e, sobretudo, em seu próprio território. Estou coordenando uma resposta conjunta entre os Estados-membros”, afirmou Costa.
Ainda no sábado, milhares de pessoas protestaram em Copenhague, capital da Dinamarca, contra as ameaças do presidente dos EUA de anexar a Groenlândia, elevando o clima de tensão política na Europa e no cenário internacional.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.











