TENSÃO NO IRÃ | Governo iraniano reforça status de herói e mártir a general morto pelos EUA

O governo iraniano aproveitou a grande comoção no país pela morte do general Qasem Soleimani, morto por um ataque aéreo norte-americano realizado na última quinta-feira (02). Neste sábado (04), uma multidão de pessoas participou da procissão fúnebre do general em Bagdá.

A procissão marca o início de dias de cerimônias e homenagens planejadas pelo Irã — aonde o corpo de Soleimani deve retornar na noite deste sábado (hora local) para um funeral planejado para terça-feira em sua cidade natal de Kerman, centro do país.

Soleimani liderou as operações militares iranianas no Oriente Médio como comandante da Força Quds, unidade de elite da Guarda Revolucionária, e era considerado um dos homens mais poderosos do Irã. O país declarou luto de três dias de luto pela morte do general e prometeu vingança contra os EUA.

“A retaliação do Irã é certa, mas ainda não se sabe quando, onde e como. Por enquanto, a prioridade é fortalecer o status de Qasem Soleimani como heróis nacional e assegurar-se de que ele siga sendo tão poderoso na morte quanto era em vida”, aponta Lyse Doucet, correspondente-chefe da BBC no Oriente Médio.

Novo ataque aéreo no Iraque

A imprensa estatal iraquiana reportou na sexta-feira que outro ataque aéreo foi realizado no país, 24 horas depois daquele que matou Soleimani. Uma fonte do Exército iraquiano afirmou à agência Reuters que seis pessoas morreram na ação, que alvejou um comboio de uma milícia iraquiana.

Um porta-voz do Exército americano negou que os EUA estejam por trás do novo ataque.

Da Redação do Expressão Brasiliense com informações adaptadas da BBC News Brasil

expressaobrasiliense

Read Previous

PRIMEIRA DO ANO | Troca da Bandeira será comandada pelo Corpo de Bombeiros neste domingo (05) com muitas atrações para o público

Read Next

ENQUETE DO EB | Como você avalia o primeiro ano de mandato de Ibaneis Rocha e Jair Bolsonaro?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.