PAPA LEÃO XIV | Com perfil parecido de seu antecessor, norte-americano Robert Francis Pravost é o escolhido para liderar a Igreja Católica Romana

A Igreja Católica tem um novo papa. No início da tarde desta quinta-feira, 8, foi anunciado pelo Vaticano que o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o 267º pontífice.

Ele é o primeiro americano a ser escolhido pela Igreja Católica e era muito próximo de Francisco. O nome escolhido por ele é Leão XIV.

A apresentação do Sumo Pontífice foi feita ao mundo, por volta das 14h10, direto da Sacada da Sala da Bênção da Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo primeiro dos cardeais diáconos, o cardeal Dominique Mamberti.

Antes do anúncio, ocorrido uma hora após a fumaça ser expelida, o cardeal caminhou até a beira da sacada, fez uma pausa e logo pronunciou o famoso ‘Habemus Papam’.

“Anuncio-vos uma grande alegria, temos um Papa: O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor, Robert Francis Prevost. Cardeal da Santa Igreja Romana Prevost, que se impôs o nome de Leão XIV”.

Enquanto aguardavam o anúncio, vários dos fiéis levantavam bandeiras de vários países, como Espanha, Argentina, México e Brasil, além de gritar em coro ‘olê, olê, olê, olê’. A alegria podia ser vista no rosto de todos os que estavam presentes no local. Com o anúncio, a animação seguiu, com a multidão vibrando e aplaudindo.

Exaltou legado de Francisco

Logo depois, Leão XIV apareceu na sacada com o tradicional traje papal onde discursou. Muito emocionado, o novo papa exaltou o legado de Francisco e ressaltou a necessidade de diálogo dentro da igreja.

“A paz esteja com todos vocês. Irmãos e irmãs, caríssimos, essa é a primeira saudação do cristo ressuscitado bom-pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês, alcançasse a família de vocês e todas as pessoas onde quer que elas estejam, todos os povos, toda a terra, que a paz esteja com vocês. Essa é a paz de Cristo ressucitado”, iniciou.

Em seguida, Prevost afirmou que essa paz é “desarmada e desarmente, humilde e perseverante”. “Deus, que nos ama a todos incondicionalmente. Guardamos ainda nos nossos ouvidos aquela voz franca, mas sempre corajosa, do Papa Francisco, que abençoava Roma e dava sua bênção para todo o mundo naquela manhã do dia da Páscoa”, declarou.

“O mundo precisa da sua luz. A humanidade precisa dele como uma ponte para ser alcançada por Deus e por seu amor. Ajudem uns aos outros. Nos ajudem a construir pontes com diálogo, com encontro. Todos juntos, num único povo, sempre em paz. Obrigado, Papa Francisco”, continuou.

Quem é Leão XIV
Natural de Chicago, em Illinois Prevost, nasceu em uma família de origem francesa e formou-se em Direito Canônico. O novo papa era muito próximo de Francisco, que o promoveu a cardeal. De perfil moderado, a escolha dele indica que os cardeiais seguiram a tendência apontada pouco antes do conclave de que o indicato daria continuidado ao legado de seu antecessor.

Leão XIV é considerado uma figura ‘ianque latino-americano’ porque, como cardeal, passou boa parte de sua vida em trabalho missionário no Peru, na América do Sul, entre 1985 e 1999. Em 2001, ele voltou a Chicago, onde tornou-se prior da Ordem de Santo Agostinho, cargo que ocupou até 2013. Neste ano, retornou ao Peru, como bispo de Ciclayo.

Em 2023, Francisco o chamou a Roma em 2023. O bispo norte-americano, que fala fluentemente espanhol, português, italiano e francês, demonstrou atenção especial aos marginalizados e migrantes no Peru, muito apreciados por seu antecessor.

Neste ano, ele passou a ser prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Como prefeito dos bispos, ele nomeou centenas de prelados, forjando uma geração de religiosos “como Francisco”, abertos e progressistas. Entretanto, ganhou a reputação de ser um cardeal reservado e equilibrado.

Também administrou junto com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o caso do caminho sinodal alemão: um debate dentro das dioceses alemãs que estava se tornando muito inovador e corria o risco de causar um cisma. Na ocasião, trouxe o caminho de volta à ortodoxia, mas sem traumas.

Prevost pode contar com o apoio do poderoso cardeal hondurenho Oscar Rodríguez Maradiaga: antigo “fazedor de papas” de Francisco, ele já tem mais de 80 anos e está fora do conclave, mas continua muito influente.

No entanto, o prelado americano é acusado de ter encoberto abusos sexuais cometidos por padres em Chicago e no Peru. No ano passado, Prevost e seu sucessor na capital de Illinois, Blaise Cupich (também progressista e candidato papal), foram denunciados por não terem tomado medidas entre as décadas de 1980 e 1990 contra dois agostinianos, posteriormente condenados por abuso.

Com informações do Terra

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

VACINAÇÃO CONTRA HPV | Secretaria de Saúde envia mensagens para incentivar a imunização de jovens

error: A reprodução ou cópia deste conteúdo é proibida sem prévia autorização deste portal.