• 19 de julho de 2024

MONARQUIA BRITÂNICA | Rei Charles III é coroado em Londres numa cerimônia acompanhada por líderes mundiais na Abadia de Westminster

Em meio a uma luxuosa cerimônia, o rei Charles III e a rainha Camilla foram coroados na Abadia de Westminster, em Londres, na manhã deste sábado (6).  “Deus salve o rei!”, gritaram os presentes na catedral.

Pela primeira vez em sete décadas, um novo monarca britânico foi formalmente coroado. Aos 74 anos, Charles assume o reinado em meio a uma série de polêmicas envolvendo a família real e a uma economia bastante pressionada pela inflação. A função foi comandada pela rainha Elizabeth, que morreu em 8 de setembro de 2022, por 70 anos.

A cerimônia começou por volta das 6h30 (horário de Brasília), com uma procissão, mas o ápice foi às 8h00, quando o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, colocou a coroa de St. Edward na cabeça de Charles III.

O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas, entre elas o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que foi acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva.

Após a cerimônia de coroação, o rei Charles III e a rainha Camilla deixaram a Abadia de Westminster em uma procissão acompanha por 4 mil soldados e 19 bandas militares. Membros da família real, incluindo o príncipe William e sua mulher, Kate Middleton, princesa de Gales, também seguem em carruagens atrás do monarca.

A procissão seguirá até o Palácio de Buckingham onde as forças armadas farão uma saudação real a Charles do jardim. O rei e a rainha vão aparecer na varanda do palácio com outros membros da família real para saudar o público.

Britânicos enfrentam chuva para ver rei

Mesmo sob chuva, milhares de britânicos e turistas foram para as ruas de Londres para acompanhar a cerimônia. Antes do início da cerimônia, Charles fez uma breve caminhada do lado de fora do Palácio de Buckingham para falar com os  simpatizantes que se aglomeravam no local. Por volta das 6h30 (horário de Brasília), o monarca deu início a procissão.

Vestidos com suas respectivas túnicas de estado, Charles e Camilla desfilam com a carruagem do Jubileu de Diamante, fabricada em 2012 para marcar os 60 anos de reinado de Elizabeth II, pelas ruas do centro de Londres até a Abadia de Westminster.

O rei e a rainha foram escoltados pela Escolta do Soberano, composta por cerca de 160 soldados a cavalo. A Banda Montada de Cavalaria Doméstica liderava o cortejo militar. O hino nacional foi tocadodurante o percurso.

Muitos pontos da capital britânica foram enfeitados com homenagens, e fãs da família real chegaram até a passar a noite ao longo da rota da coroação na avenida The Mall, para acompanhar de perto o cortejo real.

Foto: Divulgação/Ag. Reuters

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Expressão Brasiliense

Read Previous

IMUNIZAÇÃO NO DF | Confira os locais disponíveis para vacinar neste sábado (6)

Read Next

GREVE DOS PROFESSORES NO DF | Paralisação tem baixa adesão da categoria devido a uso político-partidário da mobilização