A embaixada brasileira na Palestina informou nesta sexta-feira, 27, que perdeu contato com o grupo de 30 brasileiros que aguardam aval do governo israelense para deixar Gaza. Eles estão abrigados próximos à fronteira com o Egito.
“Estamos sem conseguir contatá-los. Estamos tentando, só dá fora de área”, disse o embaixador Alessandro Candea.
No 21.º dia do conflito entre Israel e Hamas, as Forças de Defesa de Israel (IDF) intensificaram os bombardeios à Gaza, e cortaram o acesso à interent e telefonia dos palestinos. A Faixa de Gaza, que já estava sem energia elétrica, sem combustível e praticamente sem água potável, agora está também incomunicável.
A empresa palestina de telecomunicações Jawwal disse em uma postagem nas redes sociais, nesta sexta-feira, 27, que os serviços de telefonia móvel e internet foram desligados.
“Não temos internet, não temos nenhum tipo de sinal em nossos telefones, ficamos totalmente isolados no território”, disse em comunicado.
O Crescente Vermelho (como é chamada a Cruz Vermelha em países árabes) perdeu completamente o contato com os seus funcionários em Gaza.
Invasão terrestre a Gaza
A interrupção do serviço ocorre no momento em que Israel se prepara para uma invasão terrestre no território palestino. O porta-voz militar da IDF, Daniel Hagari, disse que Israel aumentou os ataques aéreos “de uma forma muito significativa” e que as forças terrestres estavam “expandindo a sua atividade” em Gaza.
Segundo a AlJazeera, “operações limitadas israelenses” já estariam ocorrendo por terra no norte de Gaza, perto da Cidade de Gaza.
Com informações do portal Terra
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.