• 25 de abril de 2024

DON’T CRY, MR. BOLSONARO | Joe Biden é eleito presidente dos Estados Unidos

Após quatro dias de expectativa com uma apuração acirrada, o democrata Joe Biden, 77 anos, é o novo presidente eleito dos Estados Unidos da América. Sua vice será a senadora Kamala Harris, 56.

Veja também

2ª ONDA DE COVID | Inglaterra anuncia lockdown após casos ultrapassarem 1 milhão

Segundo projeção da CNN e da NBC, o ex-vice de Barack Obama ultrapassou a marca de 270 votos no colégio eleitoral e ocupará a Casa Branca a partir do dia 20 de janeiro de 2021, encerrando a era Donald Trump.

A contagem inclui os votos do estado da Pensilvânia, que dá direito a 20 delegados, fazendo com que o democrata obtenha 273 votos no colégio. Ainda estão sendo contados votos em Nevada, Geórgia e Arizona – onde Biden também esta à frente – e no Alasca e Carolina do Norte – onde Trump lidera.

Trump liderou durante quase toda a apuração em Pensilvânia, Michigan e Wisconsin, mas acabou ultrapassado por Biden com o avançar da contagem do voto postal em áreas urbanas de grande população negra, como, Atlanta, Detroit e Milwaukee, maiores cidades desses três estados. O mesmo cenário acontece na Geórgia (onde um democrata não vence desde 1996) e no Arizona.

Presidente mais velho – perto de completar 78 anos – seu aniversário é em 20 de novembro -, Biden é o presidente eleito mais idoso na história dos EUA e também será o mais velho a ocupar o cargo.

Além disso, sua companheira de chapa, Kamala Harris, será a primeira mulher a exercer a função de vice-presidente. No voto popular, Biden tem neste momento pouco mais de 74 milhões de sufrágios, maior votação absoluta já alcançada por um candidato nos EUA.

Isso representa cerca de 6 milhões de voos a mais que Trump, que se tornou o primeiro presidente a fracassar na tentativa de reeleição desde 1992, com o também republicano George H. W. Bush, derrotado pelo democrata Bill Clinton.

A vitória de Biden chega após uma campanha inusitada devido à pandemia do novo coronavírus, um dos fatores que levaram à derrota de Trump em 2020. Com 9,7 milhões de casos e 236,1 mil mortes, os Estados Unidos são o país mais atingido pelo Sars-CoV-2 em todo o mundo em termos absolutos e concentram cerca de 20% dos contágios e óbitos globais.

Enquanto Trump promovia comícios marcados por aglomerações, inclusive em lugares fechados, Biden apostou em eventos online e comícios no modelo drive-in, com os eleitores dentro de seus carros.

Além disso, prometeu dar ouvidos às recomendações de cientistas para conter o vírus, como uso de máscaras e isolamento social, e reconstruir a força-tarefa antipandemias montada por Obama e desmantelada por Trump.

(Ansa – Agência Italiana de Notícias)

Foto: Reprodução Reuters

Expressão Brasiliense

Read Previous

NOVEMBRO AZUL | GDF realiza força-tarefa para combater o câncer de próstata

Read Next

LIVE ELEITORAL | MP vai investigar Bolsonaro por pedir voto para o filho e outros candidatos