Ir ao urologista, para muitos, é uma necessidade exclusiva dos homens. Popularmente, o urologista é visto somente como o responsável pelos cuidados com órgão reprodutor masculino.
Na realidade, esse profissional é o médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres.
Segundo o médico urologista Geovani de Assis Pinheiro, a infecção urinária é um exemplo de problema que leva dezenas de pacientes mulheres mensalmente aos consultórios do Hospital Urológico.
Trata-se de uma doença com predominância feminina, que atinge cerca de 80% das mulheres brasileiras.
“A mulher tem 50 vezes mais chances de ter o problema do que o homem e entre seus principais sintomas estão a ardência ao urinar e a urgência miccional”, explica o profissional.
O médico especialista em sistema urinário destaca, ainda, sobre a importância de se detectar previamente a infecção urinária, sobretudo em gestantes.
“Durante a gravidez, a infecção urinária é um problema muito frequente devido às alterações fisiológicas dessa fase da mulher, que favorecem a colonização do trato urinário. Estes problemas afetam a qualidade de vida da mulher, além de aumentar o risco de morbidade materna e fetal”, esclarece Dr. Geovani.
Além da infecção urinária, os problemas mais comuns entre as mulheres são a incontinência urinária, a cistite intersticial, a bexiga hiperativa e pedras nos rins, ecografia e estudo urodinâmico) a um equipado centro cirúrgico, leitos de internação e serviço de atendimento ambulatorial.
Foto: Reprodução/Google Imagens