O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, fará um pronunciamento nesta quarta-feira (8) no plenário da Corte, antes da sessão de julgamentos, em resposta aos ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante os atos de terça-feira (7).
Fux prepara um discurso com um recado claro de que ordens do Supremo devem ser cumpridas e que a Corte não se curvará a ameaças.
Nesta terça, durante o ato do Dia da Independência em Brasília, em apoio ao seu governo, Bolsonaro disse que Fux deveria “enquadrar” os ministros para que o Judiciário não “sofrer aquilo que não queremos”, sem especificar exatamente do que estava falando.
Já à tarde, durante o ato na avenida Paulista, em São Paulo, Bolsonaro afirmou que não cumprirá mais qualquer ordem dada pelo ministro Alexandre de Moraes.
Nos bastidores, os comentários dão conta que Fux conversou ainda na terça individualmente com os demais ministros do Supremo e todos concordaram que é importante o tribunal marcar uma posição diante das ameaças do presidente.
(Istoé)
Foto: Reprodução/Google Imagens