• 21 de novembro de 2024

TAXA DO AGRO É INCONSTITUCIONAL | Ministro do STF determina a suspensão do recolhimento do imposto em Goiás

O governo de Goiás está impedido de seguir com a cobrança do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), conhecido popularmente como “taxa do agro”. Em parecer na noite de segunda-feira (3), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do recolhimento pelo Executivo estadual.

De acordo com o ministro do STF, o formato é inconstitucional. Para derrubar a cobrança a “taxa do agro” goiana, o magistrado atendeu ao pedido feito judicialmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A decisão de Toffoli se dá de modo liminar. A ação deve ser analisada pelos outros ministros da Corte no próximo dia 14.

“É inconstitucional a vinculação de receita de impostos, no que se inclui a receita de ICMS, a órgão, fundo ou despesa” — ministro Dias Toffoli

“Anote-se que consoante a firme jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e o teor do art. 167, IV, da Constituição Federal, é inconstitucional a vinculação de receita de impostos, no que se inclui a receita de ICMS, a órgão, fundo ou despesa”, escreveu Toffoli em trecho da decisão contra a cobrança do Fundeinfra.

Com informações do Canal Rural

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

REAJUSTE APROVADO | Distritais aprovam proposta do GDF que começa a pagar a primeira parcela na folha de pagamento de julho

Read Next

ATENTADO EM SANTA CATARINA | Creche é alvo de ataque e ao menos 4 crianças são mortas